Muitas vezes quando chega no final de ano, vamos fazer aquela "reflexão" sobre como tudo se passou, e nos sentimos tristes por que alguma coisa ou algumas coisas não aconteceram do jeito que esperávamos.
Pensando sobre isso, escrevi essa mensagem, com uma história muito conhecida, mas com enfoques que talvez você ainda não tenha visto...
Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos.
2Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noêmi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali.
3E morreu Elimeleque, marido de Noêmi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos.
5E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
Rt 1:1-5
Os planos de Deus escondidos nas casualidades
Essas casualidades, coisas que acontecem sem esperarmos,podem ser coisas boas ou não. Nesse caso, aconteceram a situação dafome, e morte (perda dos homens) da casa.
Mulheres SOZINHAS naquela época:
Eram vistas de forma negativa
Eram vistas como inferiores
Eram excluídas do exercício do governo
Eram dispensadas do Shema(tradicional prece judaica)
Seu acesso ao templo era só no “átrio das mulheres”
A maioria dos rabinos achava até indigno ensinar as leis da bíblia às mulheres
Eram equiparadas a um escravo
O único líder da antiguidade que concedeu dignidade e voz as mulheres, foi, sem dúvida alguma, Jesus Cristo. Cristo falava publicamente com mulheres, possuindo inúmeras discípulas. Nutria uma relação de verdadeira amizade com as irmãs Marta e Maria, como fica claro no texto de
Lucas 10.38á42. onde ele vai à casa de Marta e Maria
Sua elevada consideração para com as mulheres foi motivo de escândalo entre os discípulos homens.
João 4.27,onde Jesus fala com a mulher Samaritana “Naquele instante, chegaram seus discípulos e admiravam-se de que falasse com uma mulher;..”
O QUE FARIA NOEMI COM ORFA E RUTE SUAS NORAS?
6Então se levantou ela com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto nessa terra tinha ouvido que e Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7Pelo que saiu de lugar onde estava, e com ela as duas noras. Indo elas caminhando para voltarem para a terra de Judá,
8disse Noêmi às suas noras: Ide, voltai, cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós o fizestes com os falecidos e comigo.
9O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. Quando as beijou, porém, levantaram a voz e choraram.
10E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo para o teu povo.
11Noemi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas; porque ireis comigo? Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos?
12Voltai, filhas minhas; ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança; ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos.
13esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. (NOEMI não via ainda na casualidade, a mão de Deus)
14Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15Pelo que disse Noêmi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada.
16Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. (Rute teve fé)
17Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. RT 1:6à 17
Nessa parte da história vemos
Noemi: uma mulher de Deus vacilante sem fé, sem ação, sem perspectivas
Rute:uma mulher que tinha opção de voltar para casa de sua mãe mas que pela fé, pelo amor que é o maior dos dons, escolheu ficar e seguir a herança que seu marido lhe deixara:o seu povo, o seu Deus.
E ENTÃO ELAS SEGUEM...
19Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres perguntavam: É esta, porventura, Noêmi?
20Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura.
21Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noemi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu?
22Assim Noemi voltou, e com ela Rute, a moabita, sua nora, que veio do país de Moabe; e chegaram a Belém no principio da sega da cevada. RT 1:19à 22
CONCLUÍMOS NA POSTURA DESSA MULHER DE DEUS QUE:
Continua vacilante em sua fé,
Murmura, se lamenta, reclama com Deus mas
não toma atitude para melhorar a situação
ENTRAMOS NO CAPÍTULO 2 DE RUTE E AS "CASUALIDADES" COMEÇAM A ACONTECER;
“1Noemi tinha um parente por parte do marido. Era um homem rico e influente, pertencia ao clã de Elimeleque e chamava-se Boaz
2Rute, a moabita, disse a Noemi: "Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir". "Vá, minha filha", respondeu-lhe Noemi.
3Então ela foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Casualmente entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque.
4Naquele exato momento, Boaz chegou de Belém e saudou os ceifeiros: "O Senhor esteja com vocês!" Eles responderam: "O Senhor te abençoe!"
5Boaz perguntou ao capataz dos ceifeiros: "A quem pertence aquela moça?"
6 O capataz respondeu: "É uma moabita que voltou de Moabe com Noemi.
7Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está em pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo".
8Disse então Boaz a Rute: "Ouça bem, minha filha, não vá colher noutra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas.
9Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes para que não toquem em você. Quando tiver sede, beba da água dos potes que os rapazes encheram".
10Ela inclinou-se e, prostrada, rosto em terra, exclamou: "Por que achei favor a seus olhos, ao ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira?"
11Boaz respondeu: "Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o seu marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que você não conhecia bem.
AÍ, NOEMI ACHANDO QUE AS COISAS ESTAVAM MELHORANDO, SAI DAQUELA PROSTRAÇÃO, MURMURAÇÃO E RESOLVE TOMAR ATITUDE!
Capítulo 3 de Rute:
1Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: "Minha filha, tenho que procurar um lar seguro para a sua felicidade.
2Boaz, senhor das servas com quem você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira.
3Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido.
4Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer".
5Respondeu Rute: "Farei tudo o que você está me dizendo".
6Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado
7Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se.
8No meio da noite, o homem acordou de repente. Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés.
9"Quem é você?", perguntou ele. "Sou sua serva Rute", disse ela. "Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador."
10Boaz lhe respondeu: "O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres! 11Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.
ENTÃO VOLTA RUTE PARA CASA DA SOGRA E LHE CONTA O QUE HOUVE E AÍ VEMOS UMA NOEMI DIFERENTE, COM UMA NOVA VISÃO COM UM ÂNIMO NOVO.VEJA:
16Quando Rute voltou à sua sogra, esta lhe perguntou: "Como foi, minha filha?" Rute lhe contou tudo o que Boaz lhe tinha feito,
17e acrescentou: "Ele me deu estas seis medidas de cevada, dizendo: 'Não volte para a sua sogra de mãos vazias' ".
18Disse então Noemi: "Agora espere, minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aquele homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo
TEMOS UMA NOEMI SEGURA COM A CERTEZA DE VITÓRIA COMQUISTADA.O FINAL DESSA HISTÓRIA MUITOS CONHECEM MAS QUEM NÃO SOUBER...
CAPÍTULO 4 DE RUTE
13Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu e o Senhor concedeu que ela engravidasse dele e desse à luz um filho.
14As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!
15 O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos!"
16Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele.
17As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho!", e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.
18Esta é a história dos antepassados de Davi, ...
DA RAIZ DE DAVI, NASCEU JESUS,
JESSÉ PAI DE DAVI, ERA NETO DE BOAZ E RUTE E DESSA RAIZ, ESTÁ JOSÉ QUE CASOU COM MARIA DE QUEM NASCEU JESUS
A aplicação desse texto nas nossas vidas ficou bem clara no decorrer da contação da história de Rute, Mas vamos ressaltar alguns pontos, para fixar o que Deus quer nos ensinar:
- Na hora do desespero, devemos ter fé que Deus sabe o que está fazendo.Aos olhos humanos pode parecer tudo muito confuso mas Ele tem nossos dias escritos e Ele sabe o que é melhor. Ainda que seja uma perda de um ente querido, os planos de Deus são muito maiores do que nosso sentimento humano, que a nossa visão egoíta e pequena.
- O que Ele tem para nossas vidas, nem sempre é do jeito que esperamos mas temos que ter a certeza que Ele está conosco a cada passo, a cada lágrima, em cada sorriso.
- Não devemos passar pela triulação prostrados, murmurando
- Devemos passar pelos momentos difíceis como criança que espera seu presente de Natal, pois nesses momentos tenha absoluta certeza que Ele já preparou o refigério.
- Rute não fazia parte do povo de Deus, mas foi inteligente, confiante que o seu futuro não era o regresso para casa dos pais e sim buscar em Deus, no Deus de Noemi um futuro melhor.
-
Confie em Deus! O ano pode estar acabando mais as datas do nosso calendário não significam nada diante do poder de Deus!
Você que ainda não conheceu esse Jesus maravilhoso pessoalmente, faça como Rute e dê uma chance Dele te mostrar o quanto te ama e quer o melhor para sua vida!
Com muito carinho,
Soraya Barros