domingo, 31 de dezembro de 2017

Boas Novas!


Adicionar legenda
Boas Novas!

Existem momentos em que a Palavra de Deus, seja pregada na igreja com você presente, lida, ouvida através das mídias disponíveis, seja cantada em louvores,  impactam a nossa vida...
Esteve conosco, na   ICNV – Vila Nova, certa ocasião;    Pr. John Mc Alister     da  ICNV    -  Igreja Cristã Nova Vida,    Catedral    http://www.icnvcatedral.com.br/.
Nesta noite, trouxe a Palavra de Deus para a igreja reunida naquele local, por ocasião do aniversário do meu amado marido, Missionário Jorge Barros.
Gostaria de ser o máximo fiel a ilustração feita pelo Pr. John, e por esse motivo, vou citar algumas partes da introdução do livro de onde ela foi tirada: “Evangelho e Evangelização”
A história é de “John Harper”, nascido em Glasgow. Tornou-se Cristão em 1872 aos 14 anos e aos 17 saía pelas ruas pregando o Evangelho de Cristo, após seu trabalho num moinho.
Mais tarde, em 1896, Harper começou sua própria igreja.
Ele teve uma vida com vários incidentes, além de perder sua esposa, que faleceu deixando-lhe sua filha, “Nana”.
Sendo um evangelista, foi convidado para reunião  nos Estados Unidos. Partiu então de navio, da Inglaterra, com sua filha Nana de seis anos e uma prima.

“O que aconteceu depois disso, sabemos principalmente de duas fontes. Uma das fontes é Nana que morreu em 1986, aos 80 anos de idade.  Ela lembrava que havia sido acordada por seu pai algumas noites do início da viagem.  Era quase meia noite, e ele disse que o navio em que estavam havia batido num iceberg.   Harper  lhe disse que outro navio estava vindo para resgatá-los, mas, por precaução, ela a colocaria em m bote salva vidas com uma prima mais velha, que os acompanhava.  E, quanto a ele, esperaria até que o outro navio chegasse.” (p.16 )  

 Essa história é conhecida por todos nós, pois foi a tragédia do famoso Titanic.  Só sabemos dos fatos ocorridos, pois Nana e sua prima se salvaram. Também soubemos sobre o que aconteceu que com Harper, pois um homem relatou como se convertera a Jesus. 
Numa reunião de oração em Ontário, um rapaz às lágrimas contou como foi alcançado pelo Espírito Santo. Estava esse jovem também no Titanic, agarrado a escombros na água gelada e de repente, uma onda trouxe um homem até ele, agarrado também em escombros. Era Harper.
         
 “Ele gritou: ‘Homem, você é salvo’?”
            “Não, não sou, eu respondi”
            “E Ele gritou de novo: ‘Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo’.”
“As ondas levaram  [Harper], mas, pouco depois, ele foi trazido de volta para o meu lado. ‘Você está salvo agora?’, perguntou em voz alta.”
             “Não, eu respondi. ‘Creia  no Senhor Jesus Cristo e você será salvo’.”
             “Então, soltando o pedaço de madeira, [Harper]  afundou.  E ali, sozinho na noite, tendo mais de três quilômetros de água abaixo de mim, eu confiei em Cristo como meu  Salvador.  Sou o último convertido de John Harper.” (p. 17,18)

É certo que é difícil ser um homem tão dedicado, preocupado, responsável com o chamado conferido a cada um de nós; Pregar o evangelho a todas as pessoas.

“E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.”
 Mc 16:15

Como as pessoas vão conhecer Jesus, se não formos nós  a pregar o evangelho?

13-...porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo(precisamos levar as Boas Novas às pessoas, do contrário como irão conhecer Jesus)14- Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar?(se não falarmos do amor de Deus que enviou seu filho unigênito para derramar seu sangue por amor de nós na cruz, como serão  alcançados pelo Espírito Santo?) E como ouvirão, se não houver quem pregue?(se não assumirmos o que a nós foi conferido:pregar e fazer discípulos, como as pessoas ouvirão o Plano de Salvação  através de Jesus, o único caminho que nos leva a Deus!) Romanos 10:13,14
(as observações em azul foram feitas por mim)
                                                                                               
É verdade que não somos como “John Harper”, que passou sua vida preocupado em levar as boas novas a todas as pessoas. Não somos como ele que não se preocupou em tentar salvar-se do naufrágio do Titanic, e ao invés disso, pregou pela última vez demonstrando que sabia o quanto  cada vida salva é importante para Deus.  Não somos como ele, mas quem disse que não podemos ser?
Pensemos bem em que somos nós e para que fomos criados.  Façamos planos para evangelizar todos os dias das nossas vidas!
Com carinho,
Soraya Barros

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

VIDA À DOIS EM 2018!

Vida à dois não é nada fácil.  Não vim aqui dar nenhuma fórmula do casamento feliz e nem conselhos pois eles não existem.  O casamento do homem com a mulher é um plano de Deus, a criação da família é um projeto de Deus, mas Ele não disse que seria simples.  Ele não disse que seria fácil...
E foi assim que tudo começou:
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem...homem e mulher os criou.” Gn 1:27
“Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”Gn 2:18

Leia os dois primeiros capítulos da Bíblia e você irá concordar comigo, que o Jardim do Éden, criado por Deus para a habitação de Adão e Eva, era um verdadeiro “Paraíso”!  Mas a insatisfação com tudo o que lhes foi oferecido (água fresca, alimento farto, nem precisava trabalhar para sobreviver fez com que cometessem o “pecado original”. O paraíso era realmente o que chamamos de “sombra e água fresca”!
Não tinha engarrafamento, era tudo climatizado, nem tinha contas à pagar!  Mesmo assim, Eva foi enganada pela serpente (satanás) e foram levados a comer o fruto da única árvore da qual eram proibidos.  Isso resultou no que todos conhecem e que está no capítulo 3 do  primeiro livro da Bíblia (Gênesis); o pecado da desobediência à Deus.  Resultou no desentendimento com Deus sobre as recomendações que fez da não ingestão do fruto daquela árvore.
Imaginem só!  Nos dias de hoje, continuamos fazendo as mesmas coisas!  Continuamos a desobedecer a Deus que quer nos dar o melhor dessa terra e ainda nos garante a eternidade através de Jesus.  Damos ouvido à serpente ainda hoje, a cada mordida que damos no “fruto” que causou o desentendimento e a separação do homem e mulher, de Deus.   Querem ver?
Há casais que pensam que seus casamentos terminaram na “lua de mel”. Cada um volta à sua vida normal...de solteiro.  Vão aos seus trabalhos, saem com seus amigos e amigas normalmente e tem uns que esquecem até que precisam voltar para suas casas!  Uns trabalham tanto para a busca desenfreada dos melhores carros e equipamentos eletrônicos, que esquecem do seu cônjuge que está em casa.  Às vezes, do cônjuge que chegou primeiro em casa, quando os dois trabalham; que acaba jantando só, sentindo-se só...dormindo só...  O resultado disso fatalmente será o pecado novamente.  Só que dessa vez será o pecado de desobediência a Deus e do adultério.
Há mulheres, que não trabalham fora, que recebem o  marido com a casa desarrumada, a comida não está pronta e elas estão cheirando a suor e cebola! Nem vou comentar.
Há maridos, que ao chegarem do trabalho, recebem a esposa cheirosa, arrumadas com a comidinha quentinha e uma mesa arrumada; e aí eles deitam no sofá e dormem, dormem e depois vão para a cama e...dormem.  Isso mina um relacionamento de tal forma, causando tristeza, frustração, desânimo e até separação.
Há homens e mulheres  que recebem seus cônjuges com todas as questões do dia, despejando um no outro seus aborrecimentos com o trabalho, suas frustrações  e problemas, descarregando no outro suas tensões.  Isso não é justo e não é correto.  Nenhum casamento poderá resistir a maus tratos verbais ou físicos.
Casamento é aliança.  É viver um para o outro, é  fazer o outro feliz e sentir-se feliz por isso.  O homem precisa proporcionar à sua esposa a felicidade pelo casamento.  A esposa precisa proporcionar  ao seu marido a felicidade pelo casamento.
Um casamento abençoado por Deus, precisa durar “até que a morte os separe”.  Mas você pode me perguntar, se por caso não der certo, senão é melhor separar do que viver brigando. Que o motivo de não conseguirem viver juntos, é a famosa “incompatibilidade de gênios”.  E eu vou responder a você com toda segurança que só existe casamento feliz com percentagem significativa de “incompatibilidade” entre o casal!  Ninguém é igual ao outro, ninguém é 100% compatível com o outro.  Casamento é renúncia, e saber que o outro viveu a vida dele toda até chegar ao casamento, numa estrutura familiar diferente da sua,  que sua bagagem de vida é diferente da sua e com tudo isso precisa haver muita tolerância e querer  viver com o outro, com o jeito dele, com os hábitos dele, com a forma dele pensar e não a sua e que sempre haverá opiniões diferentes entre seres humanos diferentes.
Casamento é diálogo, é acordo, é combinado, todos os dias.  Quando você percebe que algo trazido pelo seu cônjuge da sua bagagem familiar anterior ao casamento é muito forte nele, entenda que ele viveu toda sua vida com aquele hábito e mudar para o “seu  jeito” é difícil.
Casamento é aceitação do outro como ele é.  É amar o jeito que o outro tem e um se adequar ao outro, não querendo que o outro seja você.
Casamento é confiar e dar espaço ao seu cônjuge.  Fazer tudo juntos é legal, mas conheço pessoas que não deixam seus cônjuges jogarem um futebol ou sair com as amigas para compras. 
Casamento é renúncia.  Por amor, deixamos de fazer algo que gostamos para estar com o outro ou acompanhamos o outro num lugar em que não gostamos.
Casamento e encher-se de felicidade até à emoção se preciso for, vendo a alegria, a satisfação do outro.
Deus instituiu a família, com o primeiro casal “homem e mulher”, para que um completasse o outro.
"Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".Gn 2:18
“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”Gn 2:24
Uma só carne quer dizer serem unidos e tornarem o casamento numa relação de amor, renúncia e respeito, para que suas escolhas não machuquem sua própria carne!
Deus criou o homem e a mulher para se completarem não para tornarem suas vidas um desastre por causa do egoísmo, por causa do individualismo! Casamento é número par!

Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos são pombas. 16Como você é belo, meu amado! Ah, como é encantador! Verdejante é o nosso leito.” Cantares 1:15 e 16
Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens. 3Como uma macieira entre as árvores da floresta é o meu amado entre os jovens. Tenho prazer em sentar-me à sua sombra; o seu fruto é doce ao meu paladar.”Cantares 2:2e3
O seu  amor é o melhor! Cuide bem do seu amor!
Carinhosamente,
Soraya Barros

SUA VITÓRIA NÃO CHEGOU EM 2017?

Muitas vezes quando chega no final de ano, vamos fazer aquela "reflexão" sobre como tudo se passou, e nos sentimos tristes por que alguma coisa ou algumas coisas não aconteceram do  jeito que esperávamos.

Pensando sobre isso, escrevi essa mensagem, com uma história muito conhecida, mas com enfoques que talvez você ainda não tenha visto...

 Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos.
2Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noêmi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali.
3E morreu Elimeleque, marido de Noêmi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos.
5E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
Rt 1:1-5
Os planos de Deus escondidos nas casualidades  
Essas casualidades, coisas que acontecem sem esperarmos,podem ser coisas boas ou não. Nesse caso, aconteceram a situação dafome, e morte (perda dos homens) da casa.

Mulheres  SOZINHAS naquela época:
          Eram vistas de forma negativa
          Eram vistas como inferiores
Eram excluídas do exercício do governo
Eram dispensadas do Shema(tradicional prece judaica)
Seu acesso ao templo era só no “átrio das mulheres”
A maioria dos rabinos achava até indigno ensinar as leis da bíblia às mulheres
Eram equiparadas a um escravo

O único líder da antiguidade que concedeu dignidade e voz as mulheres, foi, sem dúvida alguma, Jesus Cristo. Cristo falava publicamente com mulheres, possuindo inúmeras discípulas. Nutria uma relação de verdadeira amizade com as irmãs Marta e Maria, como fica claro no texto de
Lucas 10.38á42. onde ele vai à casa de Marta e Maria
Sua elevada consideração para com as mulheres foi motivo de escândalo entre os discípulos homens.
João 4.27,onde Jesus fala com a mulher Samaritana “Naquele instante, chegaram seus discípulos e admiravam-se de que falasse com uma mulher;..”

O QUE FARIA NOEMI COM ORFA E RUTE SUAS NORAS?

6Então se levantou ela com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto nessa terra tinha ouvido que e Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7Pelo que saiu de lugar onde estava, e com ela as duas noras. Indo elas caminhando para voltarem para a terra de Judá,
8disse Noêmi às suas noras: Ide, voltai, cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós o fizestes com os falecidos e comigo.
9O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. Quando as beijou, porém, levantaram a voz e choraram.
10E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo para o teu povo.
11Noemi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas; porque ireis comigo? Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos?
12Voltai, filhas minhas; ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança; ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos.
13esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. (NOEMI não via ainda na casualidade, a mão de Deus)
14Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15Pelo que disse Noêmi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada.
16Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. (Rute teve fé)
17Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. RT 1:6à 17

Nessa parte da história vemos
Noemi: uma mulher de Deus vacilante sem fé, sem ação, sem perspectivas
Rute:uma mulher que tinha opção de voltar para casa de sua mãe mas que pela fé, pelo amor que é o maior dos dons, escolheu ficar e seguir a herança que seu marido lhe deixara:o seu povo, o seu Deus.

E ENTÃO ELAS SEGUEM...

19Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres perguntavam: É esta, porventura, Noêmi?
20Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura.
21Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noemi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu?
22Assim Noemi voltou, e com ela Rute, a moabita, sua nora, que veio do país de Moabe; e chegaram a Belém no principio da sega da cevada. RT 1:19à 22

CONCLUÍMOS NA POSTURA DESSA MULHER DE DEUS QUE:
Continua vacilante em sua fé,
Murmura, se lamenta, reclama com Deus mas
não toma atitude para melhorar a situação

ENTRAMOS NO CAPÍTULO 2 DE RUTE E AS "CASUALIDADES" COMEÇAM A ACONTECER;
“1Noemi tinha um parente por parte do marido. Era um homem rico e influente, pertencia ao clã de Elimeleque e chamava-se Boaz
2Rute, a moabita, disse a Noemi: "Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir". "Vá, minha filha", respondeu-lhe Noemi.

3Então ela foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Casualmente entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque.
4Naquele exato momento, Boaz chegou de Belém e saudou os ceifeiros: "O Senhor esteja com vocês!" Eles responderam: "O Senhor te abençoe!"
5Boaz perguntou ao capataz dos ceifeiros: "A quem pertence aquela moça?"
6 O capataz respondeu: "É uma moabita que voltou de Moabe com Noemi.
7Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está em pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo".
8Disse então Boaz a Rute: "Ouça bem, minha filha, não vá colher noutra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas.
 9Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes para que não toquem em você. Quando tiver sede, beba da água dos potes que os rapazes encheram".
10Ela inclinou-se e, prostrada, rosto em terra, exclamou: "Por que achei favor a seus olhos, ao ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira?"
11Boaz respondeu: "Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o seu marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que você não conhecia bem.

AÍ, NOEMI ACHANDO QUE AS COISAS ESTAVAM MELHORANDO, SAI DAQUELA PROSTRAÇÃO, MURMURAÇÃO E RESOLVE TOMAR ATITUDE!

Capítulo 3 de Rute:
1Certo dia, Noemi, sua sogra, lhe disse: "Minha filha, tenho que procurar um lar seguro para a sua felicidade.
2Boaz, senhor das servas com quem você esteve, é nosso parente próximo. Esta noite ele estará limpando cevada na eira.

3Lave-se, perfume-se, vista sua melhor roupa e desça para a eira. Mas não deixe que ele perceba você até que tenha comido e bebido.
4Quando ele for dormir, note bem o lugar em que ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se. Ele lhe dirá o que fazer".
5Respondeu Rute: "Farei tudo o que você está me dizendo".
6Então ela desceu para a eira e fez tudo o que a sua sogra lhe tinha recomendado
7Quando Boaz terminou de comer e beber, ficou alegre e foi deitar-se perto do monte de grãos. Rute aproximou-se sem ser notada, descobriu os pés dele, e deitou-se.
 8No meio da noite, o homem acordou de repente. Ele se virou e assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés.
 9"Quem é você?", perguntou ele. "Sou sua serva Rute", disse ela. "Estenda a sua capa sobre a sua serva, pois o senhor é resgatador."
 10Boaz lhe respondeu: "O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres! 11Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa. 

ENTÃO VOLTA  RUTE PARA CASA DA SOGRA E LHE CONTA O QUE HOUVE E AÍ VEMOS UMA NOEMI DIFERENTE, COM UMA NOVA VISÃO COM UM ÂNIMO NOVO.VEJA:

16Quando Rute voltou à sua sogra, esta lhe perguntou: "Como foi, minha filha?" Rute lhe contou tudo o que Boaz lhe tinha feito,
17e acrescentou: "Ele me deu estas seis medidas de cevada, dizendo: 'Não volte para a sua sogra de mãos vazias' ".
18Disse então Noemi: "Agora espere, minha filha, até saber o que acontecerá. Sem dúvida aquele homem não descansará enquanto não resolver esta questão hoje mesmo

TEMOS UMA NOEMI SEGURA COM A CERTEZA DE VITÓRIA COMQUISTADA.O FINAL DESSA HISTÓRIA MUITOS CONHECEM MAS QUEM NÃO SOUBER...
CAPÍTULO 4 DE RUTE
13Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu e o Senhor concedeu que ela engravidasse dele e desse à luz um filho.
14As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!
15 O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos!"
 16Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele.
 17As mulheres da vizinhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho!", e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.
18Esta é a história dos antepassados de Davi, ...
DA RAIZ DE DAVI, NASCEU JESUS,

 JESSÉ PAI DE DAVI, ERA NETO DE BOAZ E RUTE  E DESSA RAIZ, ESTÁ JOSÉ QUE CASOU COM MARIA DE QUEM NASCEU JESUS
A  aplicação desse texto nas nossas vidas ficou bem clara no decorrer da contação da história de Rute,  Mas vamos ressaltar alguns pontos, para fixar o que Deus quer nos ensinar:

  • Na hora do desespero, devemos ter fé que Deus sabe o que está fazendo.Aos olhos humanos pode parecer tudo muito confuso mas Ele tem nossos dias escritos e Ele sabe o que é melhor.  Ainda que seja uma perda de um ente querido, os planos de Deus são muito maiores do que nosso sentimento humano, que a nossa visão egoíta e pequena.
  • O que Ele tem para nossas vidas, nem sempre é do jeito que esperamos mas temos que ter a certeza que Ele está conosco a cada passo, a cada lágrima, em cada sorriso.
  • Não devemos passar pela triulação prostrados, murmurando
  • Devemos passar pelos momentos difíceis como criança que espera seu presente de Natal, pois nesses momentos  tenha absoluta certeza que Ele já preparou o refigério.
  • Rute não fazia parte do povo de Deus, mas foi inteligente, confiante que o seu futuro não era o regresso para casa dos pais e sim buscar em Deus, no Deus de Noemi um futuro melhor.
  •  
 Confie em Deus! O ano pode estar acabando mais as datas do nosso calendário não significam nada diante do poder de Deus!
Você que ainda não conheceu esse  Jesus maravilhoso pessoalmente,  faça como Rute e dê uma chance Dele te mostrar o quanto te ama e quer o melhor para sua vida!
Com muito carinho,

Soraya Barros

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

SAIBA COMO PLANEJAR 2018




Mais um ano está terminando! 
Nesse período sempre ouvimos alguém dizer que é bom fazer uma reflexão sobre suas realizações pessoais e novas metas para o ano vindouro.  Então pensei em trazer o assunto com um pouco mais de antecedência, para que  todos nós tenhamos tempo para essa reflexão realmente.

Refletir o quê?
Primeiro precisamos lembrar se tivemos objetivos traçados para esse ano, pois caso contrário, só vamos recordar as coisas que aconteceram no curso do período, sem nenhuma interferência ou atuação nossa.  Caso tenha sido assim o seu ano, vale a reflexão sobre o próximo ano; de estabelecer metas, objetivos para serem alcançados, com seu esforço e ajuda de Deus.  Sim, pergunte a Deus se o “seu” projeto está o coração de Dele. (leia neste blog: “Por que não fui atendido em minhas orações” parte I e as seguintes, parte II e III)
Para os que traçaram metas, é preciso ponderar se elas foram alcançadas, se aconteceram dentro do prazo que você imaginou e caso contrário, analisar o porquê do insucesso; e o que poderá fazer para obtê-lo no ano 2018.
Um exemplo fictício:
Uma jovem dona de casa resolveu dedicar maior parte do seu tempo do estudando para conseguir uma vaga em faculdade pública.   Ela dedicou-se ao muito, estudou em cursos particulares, em casa e tentou vários caminhos para alcançar seu objetivo.  Após fazer as provas, obteve boa colocação em todas, mas sempre ficou numa classificação fora do número de vagas oferecidas.  Ela ficou no “quase”.   Que reflexão poderia fazer sobre esse caso?  Essa mulher é capaz, esse tempo dedicado foi proveitoso e a experiência adquirida valiosa.  Será preciso dar continuidade a esse projeto com bastante entusiasmo com mais dedicação e crendo que dessa vez vai acontecer!
Devemos traçar metas para nossas vidas sim, depois só acreditar e agir!
É importante estar motivado a crescer, a alcançar mais um patamar, a conquistar mais um objetivo, a sair do marasmo que não te ajuda a evoluir.  Isso seja no trabalho, na sua vida financeira, no seu relacionamento familiar ou amoroso ou em qualquer área da sua vida.
Um novo ano vem aí.  Você e eu podemos esperar coisas maravilhosas dele, se nos movermos para tal.  Tem que haver determinação, perseverança e muita fé.
Pegue um caderno, organize sua vida ainda desse ano. Anote coisas pendentes que você precisa resolver numa parte e separe outra para listar novos empreendimentos em sua vida no ano 2018. A cada meta estipulada, escreva do lado o que é preciso fazer para alcançá-la.
Veja um exemplo:


Objetivos
Atitudes para alcançá-lo
Conquistas   (x)
1)Promoção no trabalho
Iniciar curso inglês. Fazer um curso de informática.Iniciar uma faculdade





2)Reconciliação com um familiar cuja relação está estremecida.
 Convidar pessoalmente o familiar com quem você estremeceu amizade para uma visita em sua casa. (almoço, lanche da tarde, aniversário)
Participar dos festejos de natal com as famílias reunidas



Não esqueça que colocou as pendências de 2017 numa outra parte do caderno.  Liste as pendências da mesma forma e refaça estratégias para resolvê-las.  Encare os problemas de frente, não adie nem fuja deles.  Eles só vão acabar se você acabar com eles.
Problemas com finanças costumam minar as forças do ser humano e precisam ser vistos com cuidado.
Dívidas com cartão de crédito e cheque especial costumam enfraquecer quem as tem.  A pessoa perde o sono, fica irritada, ansiosa, e aí não se relaciona bem com os demais e não produz no trabalho ou escola.  É preciso negociar essas dívidas imediatamente. Ligue para o banco, parcele sua dívida e cancele o uso do cartão de créditos e cheque especial.
Coloque como meta para 2018, não comprar nada que não seja absolutamente importante, até que você consiga saldar suas dívidas.
Mesmo que você não tenha dívidas, a boa administração dos seus recursos, faz com que seu dinheiro renda mais e você possa estabelecer o objetivo de poupar alguma coisa.  Para isso, acho ótimo usar um “Livro Caixa”.(faça no caderno, listando quanto você recebe e todas as suas contas. Somando suas contas você diminui do seu salário e vai ver realmente quanto você gasta e quanto sobra. Do que sobra o ideal é separar uma parte e colocar numa poupança ou outro investimento

Pode usar o mesmo caderno, listando as contas e os meses do ano.  A cada parcela quitada, vai marcando com “x” e você ficará motivado quando começar a perceber que o ano passa rápido e você estará eliminando suas dívidas. Veja:

Conta
Nºde x
valor
mês
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
Lojas “X”
3x
 Total: R$.........  (3 x R$..... )
1/3
2/3
3/3









cartão
5x
Total: R$.........  (5 x R$..... )
1/5
2/5
3/5
4/5
5/5























E então? Gostou das sugestões?  Espero que sejam úteis, pois até a criação de Deus obedeceu a metas objetivadas por Ele.  Já imaginou se Ele criasse o homem sem ter dito antes...


“..."Haja luz", e houve luz.” Gn 1:3

Com muito carinho,
Soraya Barros