terça-feira, 27 de junho de 2017

RENOVANDO SEU LAR




Este versículo escrito pelo Apóstolo Paulo aos romanos, contém uma das melhores lições para que possamos cuidar da nossa vida pessoal, do nosso matrimônio e da criação dos nossos filhos.
Depois que conhecemos Jesus e convertemos a direção da nossa vida, (sendo um novo ser, uma nova pessoa que quer viver de maneira íntegra, condizente com um homem ou mulher de Deus), precisamos RENOVAR A NOSSA MENTE. Precisamos reestruturar nossa mente, pelo conhecimento das Escrituras Sagradas, MEDIANTE OPODER DO Espírito Santo, que agora habita em nós. Somente dessa forma santificadora, o crente em Deus pode ser sensível o suficiente para discernir o comportamento, as decisões, as escolhas; que estão de acordo com a vontade de Deus em cada situação.
Esse mundo, (a sociedade que habita o planeta terra), tem uma diversidade cultural imensa. Existe em cada povo uma variedade aos traços culturais:  a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
Existe a tendência, principalmente nos dias de hoje, com a facilidade da internet; de conhecermos a cultura e hábitos de outros povos e trazermos para nossa cultura, para nossa casa, para nosso povo, a vivência de outros.
Normalmente vamos pensar rapidamente: Ahhhh! Mas isso é normal! Isso não tem nada de mais...  é só uma brincadeira...    E com isso, introduzimos hoje em nossas escolas e nas festas dos nossos adolescentes, o “halloween”, por exemplo.
Cantamos músicas em inglês e até choramos emocionados, sem ao menos saber sua tradução. Copiamos o que fazem em outras culturas, trazendo a idolatria para dentro de casa... tem gente com uma imagem de buda dentro de um prato com arroz, elefante de costas para a porta da rua... Damos literaturas para nossos filhos, como os sete livros da personagem “Harry Potter” mas não nos importamos se eles já leram a Bíblia inteira pelo menos uma vez.
Por favor não me compreendam mal. Todos sabemos que o Brasil é a síntese da influência de outros povos e etnias e que majoritariamente, nossa raiz é lusitana; por causa da colonização portuguesa.
Mas o que estou dizendo, é que de tudo que conhecemos e aprendemos, principalmente com a internet, como já disse, tem que passar pelo crivo da nossa mente RENOVADA pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS.
Não é porque o filho do vizinho bebe cerveja aos quinze anos, fuma, chega em casa às seis da manhã; que o nosso filho vai fazer o mesmo. Não é porque está na moda usar shorts  e saias curtíssimas, com partes do corpo  à mostra, que vamos deixar nossas filhas expostas dessa maneira. Aliás, os filmes e novelas estão aí estão aí todo tempo, tentando passar uma “receita” de como não conduzir a criação de seus filhos.
Temos que proteger nossos filhos enquanto são pequenos, na formação de seu caráter, a ter pudor, a ser discreto no vestir, a diferenciar o que é normal para um adolescente, e o que é desleixo ou negligencia de outros pais com seus filhos; sendo permissivos em demasia.
Precisamos conversar com nossos filhos, desde pequenos, sobre tudo, e principalmente dizer para eles que a educação que vocês pretendem dar, não deve ser comparada com a educação que o “coleguinha tem”. Que cada família escolhe a forma de educar seus filhos e que nós escolhemos dar a eles a educação pautada nos preceitos de Deus; que estão no “manual do fabricante”: a Bíblia.
Para que isso aconteça e tenha bons resultados, existem alguns pontos que precisamos rever como pais:
O primeiro deles é ler novamente o versículo inicial e começar um trabalho em nós mesmos com homens e mulheres de Deus:
Para conseguirmos êxito em tal conduta...  
Provérbios 1:7 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.
Precisamos ser amorosos como Deus foi conosco:
João 3:16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Precisamos ser exemplo para nosso cônjuge, para nossos filhos e para as pessoas que convivem conosco.
Colossenses 3:10
e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

Efésios 5:10,17
e aprendei a discernir o que é agradável ao Senhor. …
Já não somos os mesmos, depois que conhecemos a Deus de forma tão íntima, a ponto dele fazer morada em nós, com o Espírito Santo.
Coríntios 16:19  Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
E Deus quer que sejamos assim:
Efésios 5:1-11Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,
e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.
Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.
Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.
Portanto, não participem com eles dessas coisas.
Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,
pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;
e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.
Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.
Temos que compreender que:
João 7:7
O mundo não pode odiar-vos, mas odeia a mim, pois Eu dou testemunho de que suas obras são más.
João 17:14
Eu lhes tenho transmitido a tua Palavra, e o mundo os odiou, porque eles não pertencem ao mundo, como Eu não sou do mundo.
2 Coríntios 4:4
O deus, desta  presente era perversa
(que é satanás), cegou o entendimento dos descrentes, a fim de que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
João 15:19
Se fôsseis do mundo, ele vos amaria como se pertencêsseis a ele. Entretanto, não sois propriedade do mundo; mas Eu vos escolhi e vos libertei do mundo; por essa razão, o mundo vos odeia.
João 15:19
Se fôsseis do mundo, ele vos amaria como se pertencêsseis a ele. Entretanto, não sois propriedade do mundo; mas Eu vos escolhi e vos libertei do mundo; por essa razão, o mundo vos odeia.
Não devemos de maneira alguma discriminar os outros ou desrespeitar a maneira com que cada um vive sua vida. Devemos sim:
Porém ...
2 Coríntios 6:14-17
Jamais vos coloqueis em jugo desigual com os descrentes. Pois o que há de comum entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? …
Vivemos aqui na terra com todas as pessoas, com todo tipo de informação, mas... retenham o que é bom.
1 Pedro 1:14-18Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância.
Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,
pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.
Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,


Não temos que fazer o que os outros fazem, o que a moda dita, o que as mídias nos impõe...
Efésios 4:17-20
Sendo assim, eu vos afirmo, e no Senhor insisto, para que não mais viveis como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. …
Aplicação da Palavra:
Vocês podem e devem estar pensando: “Tá. E agora? Eu sou adulto, posso entender; mas não sei como colocar em prática.
Comecemos buscando a sabedoria de Deus: a vida do casal com Deus: Orar juntos, fazer a leitura Palavra com toda a família, cantar um louvor. Dar a oportunidade a cada membro da família de orar, de ler a Palavra, de entoar um louvor.
É preciso ser exemplo dentro de casa e fora dela. Nada de “mentirinhas”, gritaria, xingamentos... assunto de adulto tem que ser tratado entre os dois, fora da presença dos filhos. Nunca desautorize seu cônjuge na frente dos filhos. Chame à parte e conversa sobre a discordância na atitude do outro.
Preste atenção no que você faz, para que seus filhos não copiem seus maus exemplos. Sejam vocês os adultos, os primeiros a colaborarem. Querem exemplos?
Não deixem de orar a cada refeição, não como e saia da mesa sem pedir licença e levar seu prato. Não fique o tempo todo com celular na mão, levando-o para todo canto inclusive para a mesa na hora da refeição.
Seja o primeiro a colaborar nas tarefas de casa ao invés de ficar deitado (a), dando “ordens”... sejam uma equipe onde todos fazem um pouco para o bem comum!
Cuidado com o que falam  e fazem na frente das crianças! Elas não são surdas nem cegas!
Bem queridos. Estou muito longe de esgotar esse assunto, mas acho que o Senhor vem através dessa nossa conversa, ajudar a melhorar nosso relacionamento familiar.
Podemos ter uma geração melhor com seus filhos e nossos netos, não proporcionando recompensas imediatistas. Não dando tudo o que pedem.
Devemos dar tarefas simples em casa para que se sintam inseridos e que sua colaboração no lar é importante para toda família.
Precisamos dizer NÃO.
Os limites com as mídias e redes sociais são muito importantes!
Crianças até um ano não devem assistir TV. As maiores, apenas uma hora por dia.
Internet, ou videogame; uma hora por dia.
Eu recomendo às famílias, que voltem a jogar jogos de tabuleiro entre si, que sentem no chão com seus filhos pequenos para brincar, que cantem e dancem juntos , que separem um dia da semana para levar os filhos numa atividade ao ar livre(esqueçam os shoppings um pouco )e que cuidem da vida espiritual no seu lar, com a leitura diária da bíblia e oração.
Ensinem seus filhos a serem gratos a Deus pela provisão diária e pelo trabalho de seus pais.
Conversem com eles, sejam amigos, leiam um livro juntos.
Comprem literatura adequada para as crianças e "ensinem" a elas o hábito de ler: Leia com ela os primeiros livros, para que se interessem por seu conteúdo. Todos os dias , um capítulo ou dois, dependendo do tempo e interesse. Depois eles mesmos lerão sozinhos.
Precisamos voltar aos costumes de gerações anteriores, onde as crianças brincavam de roda, de pião, de bola de gude.
Se há perigo nas ruas, revesem entre os amigos a casa; quintal ou playground , para que brinquem, sempre com a supervisão de um adulto.
E não poderia deixar de enfatizar: seja amigo de seus filhos. Crie laços de amor e confiança. Sempre com autoridade e colocando previamente as regras definidas pelos pais. Os filhos podem participar da elaboração das regras. É muito importante quando eles mesmos entendem que precisa haver um limite e respeito dentro de cada lar.  Reúna aa família com papel e caneta e tracem as regras juntos para o bom andamento do lar!
E para encerrar, quero dizer que se você tem filhos crescidos e acha que não adianta mais...está enganado. Faça uma reunião com eles, comece com uma oração e leitura do Proverbio 22:6 (tenha um bloco e caneta para anotações)
Diga a eles que vocês os amam e querem o melhor para a família. Portanto, querem começar do zero.
Proponha a eles: Vamos juntos, organizar nossa família? (rotina, horários, regras, tarefas...)
Sei que Deus os capacitará
Amém?
Comprem literatura adequada para as crianças e "ensinem" a elas o hábito de ler: Leia com ela os primeiros livros, para que se interessem por seu conteúdo. Todos os dias , um capítulo ou dois, dependendo do tempo e interesse. Depois eles mesmos lerão sozinhos.


Precisamos voltar aos costumes de gerações anteriores, onde as crianças brincavam de roda, de pião, de bola de gude.
Se há perigo nas ruas, revesem entre os amigos a casa; quintal ou play , para que brinquem, sempre com a supervisão de um adulto.
E não poderia deixar de enfatizar: seja amigo de seus filhos. Crie laços de amor e confiança. Sempre com autoridade e colocando previamente as regras definidas pelos pais. Os filhos podem participar da elaboração das regras. É muito importante quando eles mesmos entendem que precisa haver um limite e respeito dentro de cada lar .

Bem queridos, espero que estas palavras possam fazer diferença em suas vidas, como tem feito na minha,

Peço a Deus que dê-lhes força e Sua sabedoria para terem um lar estruturado sob a “Rocha” , que é Jesus!
Com muito carinho, 
 SorayaCBarros