quarta-feira, 31 de outubro de 2018

REFORMA PROTESTANTE

TESOURO INESTIMÁVEL. REDESCUBRA!


Imagine uma caixa com as jóias mais refinadas de puro ouro, diamantes e as pérolas mais raras já encontradas nas profundezas do mar.  Imagine que esta caixa, tenha ficado por séculos  escondida na mais profunda e obscura caverna, com acesso quase impossível a qualquer ser humano.
Quem não gostaria de encontrá-la?  Quem, encontrando-a, não guardaria e faria uso de conteúdo tão precioso. Quem, tendo inteligência natural, não aplicaria tal fortuna de forma que se multiplicasse gerando lucros vultosos que beneficiaria a muitos?
Quero falar com você, jovem. Quero falar com as esposas e também com os maridos. Seja perseverante e leia esta mensagem de Deus para todos nós, até o final:

Martinho Lutero encontrou esse “tesouro”.
Lutero foi sacerdote católico e professor de teologia; figura central da “Reforma Protestante”.  Lutero “protestou” contra conceitos da “Igreja Católica” contestando a alegação de que o livramento da punição de pecados  poderia ser comprada: as “indulgências” (pagava-se em dinheiro com valores  diferenciados dependendo do pecado, para obter o perdão de Deus). A “Reforma Protestante” foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os “católicos romanos” e os “reformados” ou “protestantes”, originando o Protestantismo.


 Durante o Pontificado do Papa Leão X (1513 – 1521), essa prática atingiu o seu auge.
As Escrituras Sagradas nos ensinam claramente que nenhum ser humano podeinterpretá-la por sua vontade. O que deveria ser esclarecido, dito ou ensinado, já está contido  nelas ...

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. II Pedro 1:19

...e nada mais pode ser acrescentado, como vemos em Apocalipse  22:18 e 19

“18Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. 19Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.”

Com relação aos nossos pecados, Deus os confere libertação total por meio da fé em Jesus Cristo que já pagou com seu sangue na cruz por eles:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” 1Jo 1.9

Lutero  publicou 95 teses na porta da igreja do Castelo Wittemberg, e só por curiosidade, veja algumas delas:
51º “É preciso ensinar aos cristãos que o  Papa, como é do seu dever, distribuiria, se necessário, seu próprio dinheiro entre as pessoas pobres, a quem os pregadores de indulgências tiram hoje até o ultimo vintém, ainda que. para isso, tivesse de vender a basílica de S. Pedro.”
52º “A esperança de ser salvo pelas indulgências é uma esperança vã e mentirosa, ainda que o comissário das indulgências, ou mesmo o Papa, para confirmá-la, empenhasse a sua alma.”
62º  “O verdadeiro tesouro da igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.”
63º “Mas este tesouro é naturalmente odiado, porque faz com que os  primeiros sejam os últimos.”

É sobre esse tesouro  que preciso compartilhar o que Deus colocou em meu coração!
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Sal 119:105
A grande redescoberta de Lutero, que já era um sacerdote católico e professor de teologia ,  foi que  a Palavra de Deus chega até nós através de um livro! Um livro que preserva de geração em geração os preceitos de Deus, a salvação em Cristo Jesus, a nova experiência de vida com santidade!  O amor, a apreciação e dedicação pela leitura desse “Livro”, aproximou Lutero do Espírito Santo de Deus que revelou a ele essa “redescoberta”: que ali estava tudo o que Deus queria que soubéssemos.
Agora a minha pergunta será feita para mim e para você:
Já fez esta redescoberta? Já se deu conta da importância do tesouro inestimável que temos nas mãos?  Temos valorizado esta importância com resposta real de atitude: lendo,relendo,meditando, estudando, orando e vivendo, perguntando a Deus e pedindo ao seu Santo Espírito a revelação do que não consegue entender?
Lutero é um exemplo da importância que há da leitura e estudo da Palavra de Deus. Esse estudo foi o que o levou a redescobrir o que todos conhecemos superficialmente, e mecanicamente muitas vezes  utilizamos.
Lutero escreveu em 1533:
 “Tenho lido a Bíblia duas vezes, anualmente, por vários anos.  Se a Bíblia fosse uma grande árvore e poderosa e todas as suas palavras fossem seus pequenos galhos, teria tentado extrair a seiva de todos os galhos, ansioso para saber o que iria encontrar e o que esses galhos tem para oferecer.” PLASS. What Luther Says,vol 1, p. 83.

E nós? Temos lido pelo menos uma vez ao ano nossas Bíblias? Ou será que existem aqueles que nem uma vez sequer já  leram toda ela?
E para isso diz Lutero
“È um pecado e uma vergonha não conhecer nosso próprio livro ou não entender as palavras de nosso próprio Deus...” MEUSER.Luther the Preacher,p. 43

E só para fechar esta parte com Lutero, queria dizer-lhes que ele escreveu uma média de 629  obras, escreveu uns 3.000 sermões e não negligenciava sua família!   Sua esposa Katie deu a luz a seis crianças  todos os domingos à tarde após ter pregado duas vezes, Lutero dirigia as devoções em sua casa, e além da família sempre havia outros convidados.
Precisamos pensar o quanto estamos afastados de Deus (mesmo os que estão nos Cultos toda semana!), pela distância que existe entre nós e o conhecimento da Palavra que negligenciamos.  Às vezes por que estamos envolvidos com atividades fúteis, supérfluas que não nos levam a lugar nenhum.
Devemos voltar ao início, de tudo, no tempo em que os maridos, assumiam seu papel de líder espiritual de sua casa, e fazer uma devocional diária, com a leitura da palavra, louvor e adoração para sua família. Isso não informalmente e sim um momento separado para essa devocional.
Esposas cujos maridos ainda não foram despertados para isso, muito sutilmente reúna as crianças, convide seu marido para participar dessa devocional, e mesmo que ele não aceite seu primeiro convite, faça e continue fazendo e convidando-o, pois eu garanto que ele virá participar em algum momento.
Jovem cuja família não é toda cristã, tendo dado exemplo de vida aos seus familiares, não se intimide e convide-os para orar; aos poucos leia um texto e louve ao Senhor com eles, pois sei que colherá frutos!
“Jesus disse:Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jo 8:32
 Desligue-se um pouco mais das coisas passageiras e descubra o valor instimávelque está  em suas mãos!
Tenho um carinho enorme por você! É por esse motivo que dedico parte de minha vida  escrevendo neste blog!
SorayaCBarros

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O QUE FAZER PARA MELHORAR??


Resolvi escrever esse artigo, por ter sido interpelada por um jovem estudante de  uma área da Educação.
Na minha resposta, não me apeguei especificamente nas questões dos salários baixos e da jornada de trabalho injusta; com aqueles que são os pioneiros na formação do cidadão desse país.

“Pós e contras” encontramos em todas as profissões e não somente na rede pública de ensino; mas na rede privada também.  Conheci as duas nos meus longos anos como educadora e vou deixar a minha opinião particular, baseada na realidade em que vivi no Município do Rio de Janeiro especificamente.

Conheci crianças muito carentes.  Crianças cujos pais foram crianças muito carentes  de tudo, também como eles.  Não tiveram uma boa educação, alimentação, princípios éticos e morais, conscientização de cidadania etc.

Conheci  crianças cujas famílias vinham direto do interior do nordeste  para uma “posse” de  “espaço” num terreno supostamente abandonado.  Ali, sua cerca de “barbante” delimitava seu espaço e a casa de compensado e papelão, era apenas um cubículo para dormir.  Banheiro? Só na escola, onde ouvi diversas vezes as mães pedindo para usá-lo confessando que não havia outro lugar para ir.

Conheci crianças que pareciam seres de outro planeta tal deslumbramento com as coisas simples que a escola possuía: livros, lápis de cores tão lindas, cadernos com linhas onde ela podia escrever “do seu jeitinho”, ainda sem conhecer os códigos que convencionamos para a escrita.  Também vi crianças que não sabiam se expressar oralmente por não conhecer as palavra no seu vocabulário quase nulo.


Conheci crianças cujas famílias só tinham uma finalidade para o jornal diário: colocar no chão para  forrar seus  cobertores e dormir e crianças que escondiam carne, biscoito, fruta da merenda dentro da mochila, em meio às pontas de lápis para levar para a mãe e o irmão mais novo.


Algumas tinham muitos piolhos, e cheguei a ver uma cabecinha que parecia cheiinha de farelo, mas eram lêndias.  Não era raro encontrá-las com sarna, impetigo,  hanseníase e até mesmo Aids.

Outras viviam marcadas pelo espancamento e o pior de tudo, crianças ainda pequenas abusadas pelos irmãos, padrasto... pai. Meninas cujas mães deixavam ir à vendinha do “Seu fulano” a fim de trocar favores libidinosos por cigarro, café, um pão ou um leite...cachaça.

Alguns dos meus alunos não chegaram a idade adulta, mortos pelo tráfico.  E lembro-me bem de seus rostos e de quanto eram carinhosos comigo. Eram só crianças precisando de cuidado, amor.  Eu ganhava flores dos jardins da localidade, cajá, acerola, banana, cartinhas de amor, beijos suados, babados, melados de narizes escorrendo.  Eram só crianças.

Queridos, a melhor apostila que fosse criada  pelos  maiores especialistas em Educação não vão dar conta de aumentar as estatísticas do fracasso escolar.
As escolas Municipais tem os melhores profissionais do ensino.  Todos estudamos muito para passar num concurso que não é nada fácil.  Noventa por cento de nós cursou pelo menos uma faculdade.  A maioria de nós não escolheu a profissão pelo salário,            (isso é obvio), mas por acreditar que podemos contribuir para o crescimento  de uma  cidadania consciente no nosso país.  Muitos não gostam nem confessam, mas vocação é uma palavra relevante nesse assunto.

O que fazer então? Como contribuir para que todos esse quadro possa ser mudado.
É evidente que não me atrevo a ter todas as respostas mas com tantos profissionais disponíveis que temos no nosso país, poderíamos investir mais num atendimento multidisciplinar para atender nossas crianças, nossos adolescentes, nossos jovens.

Com toda essa realidade na qual convivi, fica evidente que as crianças de baixa renda, (e que são as crianças das escolas públicas em sua maioria), precisariam antes de ingressar na escola, de atendimento médico: Pediátrico e  Psicopedagógico,  que poderia ou não encaminhá-las ao oftalmologista ou otorrinolaringologista ou ao fonoaudiólogo ou até mesmo ao psicólogo.

Cada escola (e não cada grupo de tantas escolas) deveria ter um núcleo com uma equipe de: Psicopedagogo, Assistente Social, Psicólogo e Fonoaudiólogo, para dar conta  de tantos casos que necessitam de atendimento.
Não resolveria enviar ao  “Posto de Saúde”, pois a demanda é muito grande e as consultas, (quando tem profissional) ficam com longo espaço entre uma e a outra.  Sendo na própria escola, também eliminaríamos o problema de gastos com condução, que os pais não possuem.  Estes profissionais também poderiam atender os professores, visto que sofremos um desgaste emocional e da voz muito grande, com as turma volumosas).

Ao meu modo de ver, vidas são muito mais importantes que qualquer outro investimento no nosso Município, estado ou país.  Bonitas são as Clínicas da família, os “UPAS”, mas o atendimento é precário, deficiente ou nenhum.
Ontem, dia  5 de novembro uma amiga minha levou sua avó em dois  “UPAS” aqui na área de Campo Grande e os dois não tiveram médico para atender idosa.  O Hospital Rocha Faria também em face a isso, estava superlotado com atendimento precário. Não fica atrás o Hospital Pedro Segundo também aqui na zona oeste.

Todos nós sabemos que a área de  saúde no nosso país é uma vergonha! Mas meu assunto é  Educação e para finalizar é necessário fazer esse link, entre as duas áreas pois precisamos desse atendimento multidisciplinar para melhorar a educação  no nosso país.

Um abraço caloroso aos meus colegas professores das redes pública e privada.
SorayaCBarros