Vocês são o instrumento usado por Deus para fecundar e gerar o maior presente que Ele lhes possa dar. “ Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” Sl 127:3
Que
maravilha! Quem não se apaixona por um bebezinho tão inocente, tão
indefeso? E acompanhar seu crescimento, ouvir suas primeiras
gargalhadas, suas primeiras palavras? E os primeiros passos vacilantes
que fazem com que corram para a segurança dos seus braços? Que
sensações maravilhosas!
Tenho hoje, minha neta Raphaela,
com a qual experimento sempre
dias tem uma novidade!
Também estou sempre com eles na Escola Bíblicada minha igreja!
Contar
histórias, cantar, dançar, orar, lanchar, fazer com eles trabalhos de
artes...e ganhar muitos beijinhos e ser chamada de vovó, é bom demais!
Essa
faixa de idade, do nascimento aos três anos, é o período em que o ser
humano mais aprende! Todos os seus sentidos estão aptos e em plena
disposição para serem desafiados. Eles aprendem tudo gradativamente e
precisamos estimulá-los de forma certa no momento adequado.
Criança
não nasce com manual. Muitos pais ficam perdidos, confusos e
inseguros. Mas Deus criou a mulher com instinto materno e com a ajuda
do pai, qualquer casal pode criar seu bebê com toda certeza.
Tem
muitos estudos na internet, muitos livros, muitos DVDs e até cursos que
ajudam os pais nesse aprendizado. Quero apenas deixar umas dicas
simples quanto ao desenvolvimento da inteligência de seu bebê:
Uma
ponto primordial, é entender que estão aptos a aprender desde que
nascem. Devem os pais estar sempre atentos a todos os momentos de
interação com seu bebê. A comunicação é fundamental para seu
desenvolvimento e atividades simples como dar mamadeira, podem se tornar
educativas se estiver conversando com ele, cantando, mostrando algo.
Quando
conversar com seu bebê, lembre-se que ele não conhece os nomes dos
objetos, das cores, suas formas, cheiro e texturas. Então quando for ao
jardim, por exemplo, mostre a ele a “grama verde”, deixe-o pegar na
grama, se for o caso, pisar nela. Caso haja flores, diga-lhe seu nome
sua cor deixe-o tocá-la caso você conheça a flor e saiba que não vai
causar-lhe mal. É importante dizer os nomes corretos das coisas para
que quando ele for repetir, saber a pronúncia correta.
É
precioso levá-lo ao mercado e conforme for pegando os produtos, dizer
seus nomes, sua marca e para que servem. “Hum! Gelatina de morango, que
delícia! Olha que morango vermelhinho!” Assim além de estimular a
vontade de comer, ele vai assimilar em sua vivência o mundo letrado, as
diversas formas de escritas (letras de diversos formatos) e no futuro,
na hora certa, estará lendo sem que ele mesmo perceba. As classes de
educação infantil, onde trabalhei como professora ou coordenadora da
área pedagógica, sempre tinham os chamados “cantinhos”. Podemos
improvisar nos quartos das crianças ou simplesmente ter numa caixa ou
baú, os diversos componentes dos “cantinhos”. Os “cantinhos são espaços
diferentes um com “jogos”: de encaixe, quebra cabeças, blocos lógicos;
“cantinho dos livros”, com revista, livro de história, Bíblia infantil
quadrinhos etc. Sua importância é dar a criança a oportunidade de
conhecer a leitura e a escrita, além de despertar-lhe interesse pela
mesma; desenvolvendo seu vocabulário e imaginação. “Cantinho das
ciências”, com uma plantinha para cuidar e observar seu crescimento, um
aquário para observar um ser vivo. Conchas, cascas de árvores de
diferentes texturas, de preferência encontradas por vocês. Ofereça
também o “cantinho das artes”, com muito pape, tinta, pincel, giz de
cera, côa e tesoura. Sente com ele e deixe-o criar! Quando você oferece
os “cantinhos”, neles você observa os gostos da criança, suas
habilidades e áreas de inteligência predominantes. Exemplo: a criança
que prefere os blocos de encaixe, demonstra aptidão na área raciocínio
lógico. A criança que se dedica mais a um instrumento musical, precisa
ser observada para desenvolver essa aptidão. Tem criança que ama
desenhar e se sai muito bem nessa área. Colocá-la numa escola de desenho
no futuro seria muito recomendável. Quem sabe não será um arquiteto,
paisagista, artista plástico ou algo nessa área.
Criar
filhos é muito mais que trabalhar e proporcionar o “melhor do que se
pode comprar”. É preciso acompanhar, se relacionar, compartilhar,
vivenciar suas experiências. Não basta comprar o brinquedo de encaixe,
tem que sentar e criar com ele. Não adianta ter uma biblioteca
infantil a disposição dele, tem que ler com ele, ler para ele e deixá-lo
manusear e ler da forma dele para você. Não basta ter o giz de cera,
sente com ele, incentive-o a pintar, pinte com ele.
Quando
decidimos ter uma criança, precisamos entender que estamos criando um
ser humano que vai ter toda uma vida de adulto pela frente e muito do
que ele será, muitas das suas escolhas, muito do seu futuro, está em
suas mãos para encaminhá-lo. Você pode fazer isso conscientemente ou
simplesmente deixar que ele caminhe sozinho.
Para
uma boa saúde mental e espiritual dessa criança, lembre-se que ser
exemplo para ele é a melhor escola de formação de caráter. Num lar
regido por Deus e cheio de amor, é certo que seu filho viverá seguro e
feliz.
Com muito carinho,
Soraya Barros
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