terça-feira, 22 de novembro de 2016

QUEM REINA EM SUA CASA?



E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica.
O qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa lançaste maldições, e de que também me falaste, eis que esse dinheiro está comigo; eu o tomei. Então lhe disse sua mãe: Bendito do Senhor seja meu filho.
Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao Senhor, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar.
Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe; e sua mãe tomou duzentas moedas de prata, e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e uma de fundição, que ficaram em casa de Mica.
E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.
Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.

(éfode é uma peça do vestuário do sacerdote e terafins são ídolos estranhos)

O texto bíblico nos conta a passagem da vida de um homem chamado MICA. Este, revela a sua mãe, que havia se apoderado e guardado as 1100 moedas de prata dela. A mãe de mica, muito satisfeita pelo fato de não ter perdido as moedas, resolve consagrá-las à ídolos, etão, manda fazer um  ídolo para diante dele se prostrar e agradecer.
Então, mãe e filho fazem um altar para os ídolo de sua casa. Mica fez uma estola sacerdotal, consagrou um de seus filhos a sacerdote.
Lembremo-nos o verso 6 de Juízes 10: Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.

As pessoas, como Mica e sua mãe, conheciam a Jeová, mas não o deixavam reinar em sua casa, fazendo o que achavam melhor em relação a vida espiritual do seu lar.
Bem parecido com os dias de hoje, onde o evangelho vem sendo pregado, mas as pessoas mesmo sabendo da existência de Jeová e Seu poder, fazem da sua vida espiritual, o que querem. Não querem conhecer as Escrituras Sagradas e fazer a vontade de Deus.
Num  período do livro de Juízes, prevalesceu uma idolatria no meio do povo. Na casa de  Mica  pelo visto, sua mãe determinava o que deveria ser feito na questão espiritual e Mica, se envolvia não repudiando a idéia.
O significado do nome Mica é: “curto de vistas”
Temos encontrado muitos “Micas”, muitas pessoas “curtas de vista”; em relação a sua vida espiritual.
Mica conhecia Jeová, mas a cegueira espiritual não o deixava honrar e adorar verdadeiramente o único Deus! E só para não ficar nas minhas palavras...
1 Co 10:14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Vamos ler a continuidade do capítulo 17, de 7 a 13:
Juízes 17:7-13E havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava ali.
E este homem partiu da cidade de Belém de Judá para peregrinar onde quer que achasse conveniente. Chegando ele, pois, à montanha de Efraim, até à casa de Mica, seguindo o seu caminho,
Disse-lhe Mica: Donde vens? E ele lhe disse: Sou levita de Belém de Judá, e vou peregrinar onde quer que achar conveniente.
Então lhe disse Mica: Fica comigo, e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o sustento. E o levita entrou.
E consentiu o levita em ficar com aquele homem; e o moço lhe foi como um de seus filhos.
E Mica consagrou o levita, e aquele moço lhe foi por sacerdote; e esteve em casa de Mica.
Então disse Mica: Agora sei que o SENHOR me fará bem; porquanto tenho um levita por sacerdote.


Vimos que Mica contratou um levita para ser sacerdote em sua casa!
Como se pudéssemos fazer na nossa casa uma igrejinha, contratar um “crente”, uma pessoa “evangélica”, sem saber se ela era chamada por Deus para ser um “sacerdote” e nós mesmo nomeá-la como tal, (hoje seria como o pastor da nossa igrejinha em casa).

VAMOS ESCLARECER A QUESTÃO DO LEVITA:

O povo de Israel foi dividido em 12 tribos, dos 12 filhos de Jacó. Uma delas se chamava Tribo de Levi, um dos filhos de Jacó. Esta tribo, ficou separada para cuidar do TABERNÁCULO, do templo do Senhor.
“mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele.” (Nm 1. 50)
“porque havia sempre, naquele ofício, quatro porteiros principais, que eram levitas, e tinham a seu cargo as câmaras e os tesouros da Casa de Deus.” (1Cr 9. 26)
“Quenanias, chefe dos levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso.” (1Cr 15. 22)

Então,aqui esclarecemos, que LEVITAS eram os componentes da Tribo de Levi que cuidavam do templo. Eles eram os sacerdotes, porteiros, os que limpavam, tocavam em fim, faziam tudo o que fosse necessário com os cuidados da habitação do Senhor.
LEVITAS NÃO ERAM APENAS OS QUE TOCAVAM OU CANTAVAM

AGORA VAMOS FICAR ALERTA QUANTO AOS “MICAS” DOS DIAS DE HOJE:

Este é um alerta que venho fazer, pois há um grupo de pessoas que são chamados de DESIGREJADOS.
Isso não é muito novo não. Já recebi convite de pessoas para fazer  estudos em suas casas. Estas pessoas não congregam em nenhuma igreja. Elas escolhem entre elas o que conhece mais a Palavra e este dá o “Estudo”. Os “Micas” são estes que não querem obedecer a Deus em primeiro lugar, não querendo ser submissos a uma liderança pastoral ordenada por Deus. Querem entre eles mesmo “levantar um sacerdote” e na sua casa fazerem suas reuniões. Como na casa de Mica e sua mãe.
Isso, fora pessoas que se denominam “sacerdotes” ou pastores, sem filiação a uma igreja séria, e abrem pequenos trabalhos por sua conta e se dizem pastores, pastoras, apóstolos etc.  São todos Micas! Não observam a Palavra, sendo rebeldes e desobedientes quando se auto denominam capazes de ser sacerdotes de Deus! Mentirosos, falsos, a quem a justiça de Deus será feita no tempo certo.
Para finalizar, quero relembrar o último versículo do capítulo 17 de juízes :

Então disse Mica: Agora sei que o SENHOR me fará bem; porquanto tenho um levita por sacerdote.

Que inocência misturada com cegueira!!!
Precisamos pedir a Deus que não nos deixe ser enganados! Que tenhamos uma visão espiritual nos parâmetros do nosso Criador, o Deus todo poderoso, Jeová. Que não nos deixemos ser conduzidos ao erro como Mica influenciado por sua mãe, uma vez que conhecia o único Deus.
Há muitas pessoas sinceras, se deixando enganar por causa da cegueira espiritual que as envolve.
Mas a Palavra de Deus  está aí para aprendermos; e como a devocional passada, precisamos buscar o dom de discernimento de espírito, para nos resguardar desses enganos!
Amém!
Com carinho,
SorayaCBarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário