sábado, 15 de dezembro de 2018
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
REFORMA PROTESTANTE
TESOURO INESTIMÁVEL. REDESCUBRA!
Imagine uma caixa com as jóias mais refinadas de puro ouro, diamantes e as pérolas mais raras já encontradas nas profundezas do mar. Imagine que esta caixa, tenha ficado por séculos escondida na mais profunda e obscura caverna, com acesso quase impossível a qualquer ser humano.
Quem não gostaria de encontrá-la? Quem, encontrando-a, não guardaria e faria uso de conteúdo tão precioso. Quem, tendo inteligência natural, não aplicaria tal fortuna de forma que se multiplicasse gerando lucros vultosos que beneficiaria a muitos?
Quero falar com você, jovem. Quero falar com as esposas e também com os maridos. Seja perseverante e leia esta mensagem de Deus para todos nós, até o final:
Martinho Lutero encontrou esse “tesouro”.
Lutero foi sacerdote católico e professor de teologia; figura central da “Reforma Protestante”. Lutero “protestou” contra conceitos da “Igreja Católica” contestando a alegação de que o livramento da punição de pecados poderia ser comprada: as “indulgências” (pagava-se em dinheiro com valores diferenciados dependendo do pecado, para obter o perdão de Deus). A “Reforma Protestante” foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os “católicos romanos” e os “reformados” ou “protestantes”, originando o Protestantismo.
Durante o Pontificado do Papa Leão X (1513 – 1521), essa prática atingiu o seu auge.
As Escrituras Sagradas nos ensinam claramente que nenhum ser humano podeinterpretá-la por sua vontade. O que deveria ser esclarecido, dito ou ensinado, já está contido nelas ...
“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. II Pedro 1:19
...e nada mais pode ser acrescentado, como vemos em Apocalipse 22:18 e 19
“18Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. 19Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro.”
Com relação aos nossos pecados, Deus os confere libertação total por meio da fé em Jesus Cristo que já pagou com seu sangue na cruz por eles:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” 1Jo 1.9
Lutero publicou 95 teses na porta da igreja do Castelo Wittemberg, e só por curiosidade, veja algumas delas:
51º “É preciso ensinar aos cristãos que o Papa, como é do seu dever, distribuiria, se necessário, seu próprio dinheiro entre as pessoas pobres, a quem os pregadores de indulgências tiram hoje até o ultimo vintém, ainda que. para isso, tivesse de vender a basílica de S. Pedro.”
52º “A esperança de ser salvo pelas indulgências é uma esperança vã e mentirosa, ainda que o comissário das indulgências, ou mesmo o Papa, para confirmá-la, empenhasse a sua alma.”
62º “O verdadeiro tesouro da igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.”
63º “Mas este tesouro é naturalmente odiado, porque faz com que os primeiros sejam os últimos.”
É sobre esse tesouro que preciso compartilhar o que Deus colocou em meu coração!
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Sal 119:105
A grande redescoberta de Lutero, que já era um sacerdote católico e professor de teologia , foi que a Palavra de Deus chega até nós através de um livro! Um livro que preserva de geração em geração os preceitos de Deus, a salvação em Cristo Jesus, a nova experiência de vida com santidade! O amor, a apreciação e dedicação pela leitura desse “Livro”, aproximou Lutero do Espírito Santo de Deus que revelou a ele essa “redescoberta”: que ali estava tudo o que Deus queria que soubéssemos.
Agora a minha pergunta será feita para mim e para você:
Já fez esta redescoberta? Já se deu conta da importância do tesouro inestimável que temos nas mãos? Temos valorizado esta importância com resposta real de atitude: lendo,relendo,meditando, estudando, orando e vivendo, perguntando a Deus e pedindo ao seu Santo Espírito a revelação do que não consegue entender?
Lutero é um exemplo da importância que há da leitura e estudo da Palavra de Deus. Esse estudo foi o que o levou a redescobrir o que todos conhecemos superficialmente, e mecanicamente muitas vezes utilizamos.
Lutero escreveu em 1533:
“Tenho lido a Bíblia duas vezes, anualmente, por vários anos. Se a Bíblia fosse uma grande árvore e poderosa e todas as suas palavras fossem seus pequenos galhos, teria tentado extrair a seiva de todos os galhos, ansioso para saber o que iria encontrar e o que esses galhos tem para oferecer.” PLASS. What Luther Says,vol 1, p. 83.
E nós? Temos lido pelo menos uma vez ao ano nossas Bíblias? Ou será que existem aqueles que nem uma vez sequer já leram toda ela?
“È um pecado e uma vergonha não conhecer nosso próprio livro ou não entender as palavras de nosso próprio Deus...” MEUSER.Luther the Preacher,p. 43
E só para fechar esta parte com Lutero, queria dizer-lhes que ele escreveu uma média de 629 obras, escreveu uns 3.000 sermões e não negligenciava sua família! Sua esposa Katie deu a luz a seis crianças todos os domingos à tarde após ter pregado duas vezes, Lutero dirigia as devoções em sua casa, e além da família sempre havia outros convidados.
Precisamos pensar o quanto estamos afastados de Deus (mesmo os que estão nos Cultos toda semana!), pela distância que existe entre nós e o conhecimento da Palavra que negligenciamos. Às vezes por que estamos envolvidos com atividades fúteis, supérfluas que não nos levam a lugar nenhum.
Devemos voltar ao início, de tudo, no tempo em que os maridos, assumiam seu papel de líder espiritual de sua casa, e fazer uma devocional diária, com a leitura da palavra, louvor e adoração para sua família. Isso não informalmente e sim um momento separado para essa devocional.
Esposas cujos maridos ainda não foram despertados para isso, muito sutilmente reúna as crianças, convide seu marido para participar dessa devocional, e mesmo que ele não aceite seu primeiro convite, faça e continue fazendo e convidando-o, pois eu garanto que ele virá participar em algum momento.
Jovem cuja família não é toda cristã, tendo dado exemplo de vida aos seus familiares, não se intimide e convide-os para orar; aos poucos leia um texto e louve ao Senhor com eles, pois sei que colherá frutos!
“Jesus disse:Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jo 8:32
Desligue-se um pouco mais das coisas passageiras e descubra o valor instimávelque está em suas mãos!
Tenho um carinho enorme por você! É por esse motivo que dedico parte de minha vida escrevendo neste blog!
SorayaCBarros
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: O QUE FAZER PARA MELHORAR??
Resolvi escrever esse artigo, por ter sido interpelada por um jovem estudante de uma área da Educação.
Na minha resposta, não me apeguei especificamente nas questões dos salários baixos e da jornada de trabalho injusta; com aqueles que são os pioneiros na formação do cidadão desse país.
“Pós e contras” encontramos em todas as profissões e não somente na rede pública de ensino; mas na rede privada também. Conheci as duas nos meus longos anos como educadora e vou deixar a minha opinião particular, baseada na realidade em que vivi no Município do Rio de Janeiro especificamente.
Conheci crianças muito carentes. Crianças cujos pais foram crianças muito carentes de tudo, também como eles. Não tiveram uma boa educação, alimentação, princípios éticos e morais, conscientização de cidadania etc.
Conheci crianças cujas famílias vinham direto do interior do nordeste para uma “posse” de “espaço” num terreno supostamente abandonado. Ali, sua cerca de “barbante” delimitava seu espaço e a casa de compensado e papelão, era apenas um cubículo para dormir. Banheiro? Só na escola, onde ouvi diversas vezes as mães pedindo para usá-lo confessando que não havia outro lugar para ir.
Conheci crianças que pareciam seres de outro planeta tal deslumbramento com as coisas simples que a escola possuía: livros, lápis de cores tão lindas, cadernos com linhas onde ela podia escrever “do seu jeitinho”, ainda sem conhecer os códigos que convencionamos para a escrita. Também vi crianças que não sabiam se expressar oralmente por não conhecer as palavra no seu vocabulário quase nulo.
Conheci crianças cujas famílias só tinham uma finalidade para o jornal diário: colocar no chão para forrar seus cobertores e dormir e crianças que escondiam carne, biscoito, fruta da merenda dentro da mochila, em meio às pontas de lápis para levar para a mãe e o irmão mais novo.
Algumas tinham muitos piolhos, e cheguei a ver uma cabecinha que parecia cheiinha de farelo, mas eram lêndias. Não era raro encontrá-las com sarna, impetigo, hanseníase e até mesmo Aids.
Outras viviam marcadas pelo espancamento e o pior de tudo, crianças ainda pequenas abusadas pelos irmãos, padrasto... pai. Meninas cujas mães deixavam ir à vendinha do “Seu fulano” a fim de trocar favores libidinosos por cigarro, café, um pão ou um leite...cachaça.
Alguns dos meus alunos não chegaram a idade adulta, mortos pelo tráfico. E lembro-me bem de seus rostos e de quanto eram carinhosos comigo. Eram só crianças precisando de cuidado, amor. Eu ganhava flores dos jardins da localidade, cajá, acerola, banana, cartinhas de amor, beijos suados, babados, melados de narizes escorrendo. Eram só crianças.
Queridos, a melhor apostila que fosse criada pelos maiores especialistas em Educação não vão dar conta de aumentar as estatísticas do fracasso escolar.
As escolas Municipais tem os melhores profissionais do ensino. Todos estudamos muito para passar num concurso que não é nada fácil. Noventa por cento de nós cursou pelo menos uma faculdade. A maioria de nós não escolheu a profissão pelo salário, (isso é obvio), mas por acreditar que podemos contribuir para o crescimento de uma cidadania consciente no nosso país. Muitos não gostam nem confessam, mas vocação é uma palavra relevante nesse assunto.
O que fazer então? Como contribuir para que todos esse quadro possa ser mudado.
É evidente que não me atrevo a ter todas as respostas mas com tantos profissionais disponíveis que temos no nosso país, poderíamos investir mais num atendimento multidisciplinar para atender nossas crianças, nossos adolescentes, nossos jovens.
Com toda essa realidade na qual convivi, fica evidente que as crianças de baixa renda, (e que são as crianças das escolas públicas em sua maioria), precisariam antes de ingressar na escola, de atendimento médico: Pediátrico e Psicopedagógico, que poderia ou não encaminhá-las ao oftalmologista ou otorrinolaringologista ou ao fonoaudiólogo ou até mesmo ao psicólogo.
Cada escola (e não cada grupo de tantas escolas) deveria ter um núcleo com uma equipe de: Psicopedagogo, Assistente Social, Psicólogo e Fonoaudiólogo, para dar conta de tantos casos que necessitam de atendimento.
Não resolveria enviar ao “Posto de Saúde”, pois a demanda é muito grande e as consultas, (quando tem profissional) ficam com longo espaço entre uma e a outra. Sendo na própria escola, também eliminaríamos o problema de gastos com condução, que os pais não possuem. Estes profissionais também poderiam atender os professores, visto que sofremos um desgaste emocional e da voz muito grande, com as turma volumosas).
Ao meu modo de ver, vidas são muito mais importantes que qualquer outro investimento no nosso Município, estado ou país. Bonitas são as Clínicas da família, os “UPAS”, mas o atendimento é precário, deficiente ou nenhum.
Ontem, dia 5 de novembro uma amiga minha levou sua avó em dois “UPAS” aqui na área de Campo Grande e os dois não tiveram médico para atender idosa. O Hospital Rocha Faria também em face a isso, estava superlotado com atendimento precário. Não fica atrás o Hospital Pedro Segundo também aqui na zona oeste.
Todos nós sabemos que a área de saúde no nosso país é uma vergonha! Mas meu assunto é Educação e para finalizar é necessário fazer esse link, entre as duas áreas pois precisamos desse atendimento multidisciplinar para melhorar a educação no nosso país.
Um abraço caloroso aos meus colegas professores das redes pública e privada.
SorayaCBarros
terça-feira, 25 de setembro de 2018
ELAS Precisam e ELES Querem Saber
ALÔ MARIDOS!!!
Eu sei como é difícil nossa trajetória. Ser mulher, mãe e esposa. Muitas de nós temos dupla jornada de trabalho. O cansaço e desânimo vem por vezes nos abater em alguns momentos. Muitas de nós se sente profundamente exausta e incapaz de “dar conta” de todas as tarefas e posicionamentos que nos é cobrado.
A vida financeira nem sempre é tranqüila, o companheiro nem sempre é o mais compreensivo. Muitos casamentos sucumbem por causa da rotina desgastante e da falta do que é mais precioso para manter uma família equilibrada: conhecer o Criador e o que Ele determinou para nossas vidas. Só assim, estaremos conscientes do que o idealizador do “Projeto Família” quer de nós como mulheres.
Todos sabemos que o homem e a mulher pecaram no Jardim do Éden. A desobediência de Eva assentida por Adão que era responsável por tudo que Deus criara; e sendo o “cabeça” daquele lar, trouxe conseqüências penosas para a humanidade.
“À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó, e ao pó voltará". Gn 3:16 a 19 (leia Gn 3 todo)
Todo esse cansaço, essa batalha incessante para manter um padrão descente de vida, é resultado de uma sanção que ao homem foi imputada lá em Gênesis! Só que o homem tem sido influenciado em demasia pelo consumo exagerado daquilo que as mídias oferecem segundo a segundo.
Achamos que precisamos de tantas coisas fúteis que sofremos e nos sentimos incapazes por não tê-las.
Conheço pessoas que tem o último modelo de aparelho celular cujo mesmo tem todas as funções possíveis e ela só usa para atender e fazer chamadas. Tenho certeza que você minha amiga, tem no seu armário da cozinha um ou mais eletrodomésticos que não usa. Enquanto não o adquiriu, pensando que ele seria útil todos os dias e você não poderia viver sem ele, você não sossegou.
A verdade, é que a “serpente” continua mentindo para a humanidade e muitos continuam ouvindo e aceitando as sugestões maliciosas que são feitas para nos destruir. Destruir não é um pouco forte? Não. É só esse o objetivo de satanás. Ele odeia a criatura de Deus ele odeia as famílias pois é projeto de Deus.
Quando falamos que não podemos dar “brechas” para satanás, isso inclui e muito o gerenciamento financeiro da família.
A esposa sábia edifica sua casa e a tola sai gastando o cartão de crédito e comprando coisas que não precisa pois dá ouvidos às sugestões feitas pelo maligno.
Muitos maridos tentam argumentar com suas esposas sobre a economia do lar, mas elas ficam cegas e surdas quando querem alguma coisa. Já conheci esposas que furtavam a carteira de seu marido! Há esposas que trabalham fora e gastam todo seu salário com futilidades, não havendo um planejamento familiar em conjunto com o marido. Quando a esposa precisa trabalhar para ajudar nas despesas do lar, é necessário que haja um planejamento das finanças da família em conjunto com o esposo. Não existe “o seu e o meu salário”. É uma só carne, um só planejamento financeiro, um só saário. Caso seu marido supra todas as necessidades do lar, que a esposa seja a ajudadora no lar! É melhor que a esposa seja a ajudadora criando seus filhos, para que estes cresçam com o acompanhamento materno. A maioria dos problemas com os filhos, é pensar que estando com a babá e a televisão em casa, eles terão uma formação exemplar. Que somente por nós sermos uma boa pessoa ou seguirmos uma religião, eles serão pessoas de bem!
A orientação diária feita de forma correta, segundo os preceitos do Criador, o testemunho de vida idônea que damos aos nossos filhos vão contribuir na formação do caráter dele!
Fomos criadas com propósito e a Palavra de Deus nos ensina como desenvolver o chamado de esposa que temos:
(As observações em azul foram feitas por mim)
“Vós, mulheres, sujeitai-vos (sejam submissas) a vossos maridos, como ao Senhor;
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.(ao marido são imputadas muitas responsabiidades inclusive espirituais e a esposa precisa entender isso)
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Submeter-se; dobrar a cerviz e levantar a cerviz quer dizer revoltar-se.)
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie(manifeste respeito) o marido.” Efésios 5:22 -24 e 32-33
Não se zangue comigo. Estas são as palavras das Escrituras Sagradas! Precisamos ser submissas aos nossos maridos, ou seja, estar sob a missão dele. Você escolheu casar com esse homem que a missão inclui viajar, então na sua ausência precisa ser fiel e cuidar do lar até o seu retorno. Você escolheu casar com um rapaz cuja missão é um trabalho noturno, sabe que vai dormir sozinha na maioria das noites da sua vida! Caso seu marido já tenha filhos de outro relacionamento, saberá que na missão dele esse fruto irá fazer parte de sua vida em algum momento. Você casou com um rapaz humilde, submeta-se ao que ele pode oferecer e não o enlouqueça!
A esposa é a ajudadora! O marido o cabeça! Façam tudo juntos, dê sua opinião, manifeste seus desejos, seu querer, faça planejamentos com ele sobre a vida do casal, mas lembre-se que a ele foi conferida a decisão final.
“Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará".Gn 3:17
E se ele não tiver sabedoria e suas escolhas não contribuírem para o crescimento da família? Antes de se casar você teve tempo de conhecê-lo? Pois deveria ter conhecido bem a missão dele, para aceitar se submeter a ela. Agora, ainda não está nada perdido! Faça como ensina a Palavra de Deus:
“Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à Palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor.(o procedimento da esposa, seu testemunho é o que contribui para o marido ser alcançado por Cristo )O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos” 1Pe 1-5
Aqui não é para ser entendido, que a mulher não deve cuidar da sua saúde e beleza exterior. Não quer dizer também que não possa usar adornos. Apenas, que sua beleza não seja somente a exterior. A Palavra descreve o perfil da mulher de Deus. Aquele perfil que o mundo desenhou, da mulher moderna que compete com o homem no mercado de trabalho, que não tempo para os filhos pois precisa trabalhar para suprir as necessidades muitas vezes de coisas que não são essenciais, é mentira de satanás.
Por esse motivo que muitas de nós estamos cansadas, sem ânimo, muitas vezes abatidas, pois o mundo impõe conceitos e preconceitos com relação a mulher. E muitas vezes nós achamos que temos que conseguir ir além das nossas forças, aém do que Deus nos conferiu como ajudadoras!
“...honra à mulher, como vaso mais frágil...” 1 Pe 3:7b
Lembrando que ser frágil não que dizer incapaz. Somos capazes de executar qualquer tarefa, mas precisamos focar na tarefa maior: a que Deus nos imputou..
Eu sempre digo quando falo à mulheres, que é mais fácil ser “submissa” do que ser “o cabeça”. A responsabilidade do marido é ampla e nos amar como “Cristo amou a igreja”, não é brincadeira! Veja novamente o texto da Palavra colocado no post “Casamento é Matemática”:
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.” Ef. 5:25 a 30
Posso garantir que depois que entendi e comecei a exercer o papel que Deus a mim conferiu, minha vida mudou. E é por esse motivo que eu posso dizer para você, que a ansiedade do seu coração é infundada. Você não tem que correr atrás de tantas situações pensando que é esse seu papel na instituição “família” que Deus planejou. Repense sua posição. Refaça com seu esposo seu planejamento financeiro para que vocês fiquem sem dívidas por coisas fúteis ou dispensáveis. Diminua seu ritmo de trabalho para ser a ajudadora do seu esposo, a mãe que acompanha o crescimento de seu filho, ensinando-o diariamente os caminhos do Senhor. Não se sinta diminuída por organizar seu lar e a vida do “cabeça” da sua casa, do provedor da sua família, numa missão que foi você quem escolheu. Essa é a verdade de Deus. O que o mundo diz é mentira de satanás.
Sei que Ele vai abençoar sua vida como tem abençoado a minha e mostrar para você como é bom entender e obedecer aos propósitos de Deus para nós.
Com todo meu carinho,
SorayaCBarros
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
RESPEITO
Na atualidade conseguimos detectar entre alguns jovens uma formação de caráter em que o respeito pelo ser humano que vive ao seu redor é muito questionável. Trabalhei numa escola particular de classe alta na zona sul do Rio de Janeiro, (não citarei nomes por motivos óbvios) e numa delas conheci crianças que tratavam seus professores com total irreverência. Alguns até declaravam que “seus pais estavam pagando nossos salários” e que por esse motivo éramos empregados deles!
Já em outra realidade, trabalhando num CIEP do mesmo município, me deparei com crianças que não tinham a menor educação e respeito pelas autoridades constituídas na sociedade. Presenciei alunos que ao serem retirados por indisciplina de sua sala de aula para conversar com a direção, tentavam nos agredir fisicamente e já sem argumentos, precisávamos chamar a autoridade policial (olha a que nível chegávamos). Eles não nos respeitavam, xingavam e o nome “Conselho Tutelar” não surtia efeito algum como tentativa de conscientizá-los das conseqüências ao acioná-lo.
Eu sei o que você pode estar pensando: As crianças da escola de classe alta, são filhos de pessoas muito ocupadas com trabalho, com viagens e não dedicam tempo, carinho e atenção aos filhos, sendo estes criados por babás. Eles são vítimas. As crianças da classe menos favorecida, são largadas em casa com irmãos mais velhos ou soltas pelas ruas, e seus pais não lhes dedicam tempo, carinho e atenção. Eles são vítimas.
Bem, uma coisa é certa: as crianças de hoje não tem mais aquela educação diária, aquele acompanhamento intensivo dos pais. Isso tem contribuído para que em todas as classes sociais, adolescentes e jovens tenham dificuldade de relacionamento social, de posicionamento de si mesmos no âmbito da sua própria existência e o que dizer desse posicionamento diante de outras pessoas?
Vemos hoje tantas situações que nosso jovem tem demonstrado, envolvidos com drogas, desvalorizando a vida de seu semelhante, como a de pessoas que moram nas ruas ou de seus próprios familiares... Sei que esse assunto sobre irreverência, desrespeito é muito extenso e envolve muitas vertentes.
Uma delas, é que jovens, se tornam adultos e hoje encontramos muitas pessoas que não conseguem respeitar o patrão em seu emprego, os funcionários da sua empresa, seus pais, seus filhos, seus líderes em diversos fragmentos da sociedade, como por exemplo nas igrejas.
Tenho visto muitas pessoas que falam mal de homens de Deus ou não os respeitam como as Escrituras Sagradas nos ensinam. Eu sei que os líderes da nossas igrejas são pessoas comuns, homens e muheres mortais e pecadores como todos, mas a Palavra de Deus nos ensina a honrá-los e explicam o porquê.
“Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicadahonra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;” 1Ti 5:17
E quando nos referimos a autoridade na igreja, estamos falando de algo que Jesus nos ensinou pois em Mateus 28:18-20 lemos: 18Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Jesus aparece depois da ressurreição a onze discípulos e faz uma chamada ao serviço vem a quem está no caminho da obediência. A ordem é direta “Vão e façam”, “batize-os”, “ensinando-os a obedecer a tudo que ordenei”. Jesus afirma que toda autoridade nos céus e na terra lhe foi dada (v.18). No v.19 somos comissionados para a pregação do Evangelho, somos revestidos dessa autoridade, isso significa que Jesus delegou essa autoridade a todos.
Devemos respeitar as autoridades constituídas por Deus,o que significa considerar, tratar bem, ter estima, enfim, é valorizar. No Dicionário Aurélio encontramos: “Tratar com reverencia ou acatamento; honrar. Ter em conta; considerar. Cumprir e acatar”. Dessa forma, gostaria de definir respeito à orientação que encontramos em Hebreus 13:17 “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.”Em Romanos 13:1 e 2 lemos:“1Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 2Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”
O Apóstolo Paulo em sua carta aos tessalonicenses, tem o cuidado de recomendar que tenham consideração pelos que Lideram no Senhor. E quem seriam esses líderes? Os bispos, pastores, missionários, líderes ministeriais, presbíteros e diáconos.
“9Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. 11Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. 12Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. 13Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.” 1 TS 5:9 a 13
Quando recordamos a peregrinação do povo de Deus no Antigo Testamento, liderados por Moisés, em vários momentos desde a saída do Egito até a chegada na terra prometida por Deus, vimos que muitas pessoas se levantaram contra a liderança de Moisés causando tumultos, discussões e murmurações que, entre outras coisas, levaram Israel a peregrinar por quarenta anos no deserto, impedindo que aquela geração tomasse posse da promessa (Êxodo 14:11-12; Êxodo 16:3; Êxodo 17:6-7; Números 16:41; ) A Bíblia está repleta de outros exemplos de ações que contrariaram a vontade do Todo Poderoso e seus resultados, mas não podemos nos estender tanto.
Só queria deixar essa reflexão para que nos amemos mais uns aos outros e consideremos os ensinamentos de Deus, pois Ele sabe com toda certeza o que é melhor para nossas vidas.
Quando você tiver algum questionamento sobre seu pastor, vá até ele e converse, tire suas dúvidas, esvazie seu coração, ore com ele, ore por ele. Lembre-se sempre que DEUS usa seu pastor, para cuidar do SEU rebanho.
Com carinho,
Soraya Barros
sábado, 15 de setembro de 2018
FILHOS PODEM SEPARAR OS PAIS?
“manual de instrução”
Pais despreparados,que ao engravidarem de seus bebês não buscarem com antecedência um conhecimento de como fazê-lo, mal saberão trocar suas fraldas. Aliás, criar uma criança é muito mais complexo do que se imagina. Não basta saber atender as necessidades físicas como as fraldas, a hora certa de alimentar e qual alimento certo naquela etapa de vida. Não basta manter limpo e bem vestido o seu bebê, com lacinhos e tênis “all star”. Os pais precisam planejar a educação que darão a essa criança antes mesmo de gerá-la. Precisam pensar em comum acordo como direcionar a educação dela e como irão proceder juntos. É vital que haja um “combinado” entre os pais e um respeitar a opinião do outro com relação aos “combinados”.
Embora muito pequenas, as crianças percebem o que se passa ao seu redor através dos sentidos sensoriais. Ela nasce pronta para sentir o paladar dos alimentos, sentir o cheiro das coisas ao seu redor, sentir as diferentes texturas do que a rodeia bem como ver, ouvir.
Estão aptas a perceber o relacionamento dos pais um com o outro e dos dois em relação a ela.
A criança forma seu conhecimento do mundo através desses sentidos que são captados pela células sensoriais e em seguida interpretados pelo cérebro. Assim acontece a aprendizagem do ser humano e com ela a formação do seu caráter.
Caráter
A formação do caráter do ser humano acontece quando ao perceber o mundo em que vive, (os hábitos das pessoas e locais em que ela convive) ela implementa decisões positivas ou não, corretas ou não para sua formação.
Eis aí, a importância das escolhas que os adultos que a cercam fazem ao se comportarem diante da criança; a importância dos espaços que frequentamos com as crianças e das nossas posturas diante dos fatos diários que ocorrem em nossas vidas.
Resumindo, somos responsáveis diretamente por essa formação do caráter de nossos filhos ou das crianças que nos cercam como sobrinhos, alunos etc.
Crianças confusas e inseguras.
Quando os pais não decidem os “combinados” ou não respeitam os “combinados” sobre a criação de seus filhos, poderão estar criando uma criança insegura, indecisa, medrosa diante das situações que ela irá vivenciar por toda vida.
Crianças manipuladoras.
Pais que discutem, brigam, se agridem com palavras na frente da criança sobre a educação que dão a ela, estão permitindo que ela perceba suas fraquezas pessoais com relação a educação dela. (mamãe disse que pode, papai disse que não) e podem se tornar crianças manipuladoras para conseguir seus objetivos.
Conheci crianças que faziam “joguinhos” com pai e mãe e tornavam suas vidas em um caos. Colocavam um contra o outro e ficavam satisfeita quando os via brigar.
Separação dos pais.
Parece exagero, mas não é. A discordância de um casal sobre a criação de filhos, já levou um dos dois a agredir a criança ou submetê-la a castigos irracionais, (para impor sua autoridade) fazendo com que o outro cônjuge se separasse para não ver a criança sofrer.
Crianças não contribuem para a separação dos pais.
Na realidade não é a criança que separa o casal, como o título dessa mensagem; mas o casal se separa em função das discórdias causadas pela falta de amadurecimento na criação deles.
O desgaste pela discordância é inevitável e acaba entristecendo um ao outro a ponto de achar que não vai valer à pena estarem juntos.
Repensando os “combinados”:
Queridos, conversem um com o outro, elaborando uma lista entre os dois, daquilo que os dois concordam, do que acham importante para a criação dos filhos. No que discordam, cheguem a um consenso. O que não pode acontecer é discutirem e discordarem na frente dos filhos ou de outras pessoas sobre suas atitudes ou forma de conduzir a educação. Também não pode acontecer de um desautorizar o outro na frente da criança. Na nora da discordância, chame seu cônjuge num canto e só os dois entrem em acordo sobre o assunto.
Peçam perdão um ao outro caso isso tenha acontecido e comecem novamente do zero.
Carinhosamente,
Soraya Barros
Assinar:
Postagens (Atom)