segunda-feira, 30 de abril de 2018

RESPEITO


Na atualidade conseguimos detectar entre alguns jovens uma formação de caráter em que o respeito pelo ser humano que vive ao seu redor é muito questionável.  Trabalhei numa escola particular de classe alta na zona sul do Rio de Janeiro, (não citarei nomes por motivos óbvios) e numa delas conheci crianças que tratavam seus professores com total irreverência.  Alguns até declaravam que “seus pais estavam pagando nossos salários” e que por esse motivo éramos empregados deles!
Já em outra realidade, trabalhando num CIEP do mesmo município, me deparei com crianças que não tinham a menor educação e respeito pelas autoridades constituídas na sociedade.  Presenciei alunos que ao serem retirados por indisciplina de sua sala de aula para conversar com a direção,  tentavam nos agredir fisicamente e já sem argumentos, precisávamos  chamar a autoridade policial (olha a que nível chegávamos). Eles não  nos respeitavam, xingavam e o nome “Conselho Tutelar” não surtia efeito algum como tentativa de conscientizá-los das conseqüências ao acioná-lo.
Eu sei o que você pode estar pensando:  As crianças da escola de classe alta, são filhos de pessoas muito ocupadas com trabalho, com viagens e não dedicam tempo, carinho e atenção aos filhos, sendo estes criados por babás. Eles são vítimas.  As crianças da classe menos  favorecida, são largadas em casa com irmãos mais velhos ou soltas pelas ruas, e seus pais não  lhes dedicam tempo, carinho e atenção. Eles são vítimas.
Bem, uma coisa é certa: as crianças de hoje não tem mais aquela educação diária, aquele acompanhamento intensivo dos pais. Isso tem contribuído para que em todas as classes sociais, adolescentes e jovens tenham dificuldade de relacionamento social, de posicionamento de si mesmos no âmbito da sua própria existência e o que dizer desse posicionamento diante de outras pessoas?
Vemos hoje tantas situações que nosso jovem tem demonstrado, envolvidos com drogas, desvalorizando a vida de seu semelhante, como a de pessoas que moram nas ruas ou de seus próprios familiares... Sei que esse assunto sobre irreverência, desrespeito  é muito extenso e envolve muitas vertentes.
Uma delas, é que jovens, se tornam adultos e hoje encontramos muitas pessoas que não conseguem respeitar o patrão em seu emprego, os funcionários da sua empresa, seus pais, seus filhos, seus líderes em diversos fragmentos da sociedade, como por exemplo nas igrejas.
Tenho visto muitas pessoas que falam mal de homens de Deus ou não os respeitam como as Escrituras Sagradas nos ensinam.  Eu sei que os líderes da nossas igrejas  são pessoas comuns, homens e muheres mortais e pecadores como todos, mas a  Palavra de Deus nos ensina a honrá-los e explicam o porquê.
“Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicadahonra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;” 1Ti 5:17  
E quando nos referimos a autoridade na igreja, estamos falando de algo que Jesus nos ensinou pois em Mateus 28:18-20 lemos: 18Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Jesus aparece depois da ressurreição a onze discípulos e faz uma chamada ao serviço vem a quem está no caminho da obediência. A ordem é direta “Vão e façam”, “batize-os”, “ensinando-os a obedecer a tudo que ordenei”. Jesus afirma que toda autoridade nos céus e na terra lhe foi dada (v.18). No v.19 somos comissionados para a pregação do Evangelho, somos revestidos dessa autoridade, isso significa que Jesus delegou essa autoridade a todos.


Devemos respeitar as  autoridades constituídas por Deus,o que significa considerar,  tratar bem, ter estima, enfim, é valorizar. No Dicionário Aurélio encontramos: “Tratar com reverencia ou acatamento; honrar. Ter em conta; considerar. Cumprir e acatar”. Dessa forma, gostaria de definir respeito à orientação que encontramos em Hebreus 13:17 Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.Em Romanos 13:1 e 2  lemos:“1Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 2Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”
O Apóstolo Paulo em sua carta aos tessalonicenses, tem o cuidado de recomendar que tenham consideração pelos que Lideram no Senhor.  E quem seriam esses líderes? Os bispos, pastores, missionários, líderes ministeriais, presbíteros e diáconos.                        
“9Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 10Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. 11Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. 12Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. 13Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.” 1 TS 5:9 a 13

Quando recordamos a peregrinação do povo de Deus no Antigo Testamento, liderados  por Moisés, em vários momentos desde a saída do Egito até a chegada na terra prometida por Deus, vimos que muitas pessoas se levantaram contra a liderança de Moisés causando tumultos, discussões e murmurações que, entre outras coisas, levaram Israel a peregrinar por quarenta anos no deserto, impedindo que aquela geração tomasse posse da promessa (Êxodo 14:11-12; Êxodo 16:3; Êxodo 17:6-7; Números 16:41; )  A Bíblia está repleta de outros exemplos de ações que contrariaram a vontade do Todo Poderoso e seus resultados, mas não podemos nos estender tanto.
Só queria deixar essa reflexão para que nos amemos mais uns aos outros e consideremos os ensinamentos de Deus, pois Ele sabe com toda certeza  o que é melhor para nossas vidas.
Quando você tiver algum questionamento sobre seu pastor, vá até ele e converse, tire suas dúvidas, esvazie seu coração, ore com ele, ore por ele. Lembre-se sempre que DEUS usa seu pastor, para cuidar do SEU rebanho.
Com carinho,
SorayaCBarros

quinta-feira, 26 de abril de 2018

CRENTE X DESCRENTE NA HORA DA TRIBULAÇÃO.


“Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.” Mt 5:45b

Que vantagem existe em ser um cristão genuíno, ter uma vida reta, fazer a vontade de Deus; se passamos por tribulações muitas vezes maiores que a dos descrentes?  Por quê assistimos os descrentes crescerem financeiramente às vezes muito mais que nós se eles não dão a mínima para Deus?

TRAGÉDIAS
A tragédia humana faz parte da vida.  Maremotos, tempestades, furacões, enchentes, tremores de terra etc.  Moradores de um lugar, crentes ou descrentes onde haja um terremoto, estarão sujeitos a mesma tragédia.  Isso está na Palavra de Deus como o citado acima.

PERDA DE UM ENTE QUERIDO
O fato mais certo da vida é que todos nós morreremos um dia! A forma como morreremos, caso seja uma doença incurável ou um acidente trágico na estrada, não faz diferença entre crentes e descrentes. 

FINANÇAS
Quero ser “patrão” e não “empregado”!  Ouvimos esta expressão hoje como se isso pudesse ser verdade para todos.  Há funcionários  de grandes empresas, que ganham mais do que muito “patrão” por aí.  Esquece essa idéia infantil de que ser funcionário é ser a “cauda e não a cabeça”.

 Você já imaginou se todo cristão não passasse por tribulações ou ficasse curado de todas as doenças e fosse rico, dono de muitas empresas milionárias?
Seríamos imortais aqui neste planeta e  não herdaríamos as “moradas no céu que Jesus  preparou para nós”
“...porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.”Fl 1:21

Um Salmo escrito por Asafe, mostra o crente num momento de sua vida, vacilante, sem fé:

“Contudo, meus pés iam resvalar, por pouco não escorreguei,

porque me indignava contra os ímpios, vendo o bem-estar dos maus:

não existe sofrimento para eles, seus corpos são robustos e sadios.”

NÃO TEMOS QUE COMPARAR NOSSA VIDA COM A DO DESCRENTE
Toda riqueza da terra, toda fama, tudo que se pode imaginar de conforto e facilidade material; não se compara com o tesouro que temos, por sermos escolhidos pelo Deus Todo Poderoso para fazer parte do seu Reino como filhos amados.
Nada é mais valioso que o sangue do Cordeiro derramado naquela cruz pela
nossa vida. 
Você pode conquistar com seu esforço, estudo, trabalho as riquezas dessa terra pois elas são para nós como promessa; mas se você não ouvir o chamado do Pai e abrir seu coração para o único que pode resgatar sua alma do inferno, que é Jesus; você vai arder no lago de enxofre com satanás e sua turma.
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”
Apocalipse 20:10

É meu querido, minha querida. Estas não são as minhas palavras mas a Palavra de Deus! 

AFINAL, QUAL É A DIFERENÇA ENTÃO?
É muita! É toda a diferença quando temos Jesus com o único e suficiente Senhor e Salvador.
Preciso ressaltar, que muitas tribulações pelas quais passamos, são causadas por nós mesmos: não administrando bem nossas finanças, tendo uma saúde debilitada por uma vida de vícios e promiscuidade; construindo casa na encosta dos morros, casando sem esperar o seu escolhido (a) por Deus etc.  Nestas situações provocadas por nós ou as tragédias da vida das quais todos estamos sujeitos, a diferença está a forma em que passamos por elas e como saímos dela.
Os que tem a Cristo e vivem uma vida genuína com Ele, estarão sensíveis a força, ao consolo, a certeza de que tudo vai passar e se resolver da melhor maneira(que é a vontade de Deus e não a nossa).
O cristão genuíno tem fé e força para não se desesperar na maior das tribulações que possa estar passando.  Ele entra no vendaval e sai firme, confiante e vitorioso.

CULTIVANDO ESSA FORÇA
É preciso cultivar dentro de você essa fé.  Buscar com orações todos os dias, pois nos dias maus essa fé lhe dará força para atravessar os desertos da vida.
Não importa o tamanho do obstáculo que você está tentando ultrapassar neste momento. Não importa que você seja hoje um homem ou uma mulher descrente.  Fale com Deus agora e diga a Ele que quer abrir seu coração para que somente Ele possa habitar. Peça a Deus que transforme,
que renove seu coração e lhe dê uma fé sobrenatural.  Declare com sua boca em voz alta que se arrepende de seus pecados e quer viver uma vida com Ele no comando. Exercite sua fé fortalecendo seu espírito com oração, leitura da Palavra de Deus diária. Entregue seu problema em Suas mãos e caminhe numa igreja segura, séria na comunhão com o corpo de Cristo, adorando-o e ouvindo a mensagem.  Eu lhe asseguro que haverá paz no seu coração mesmo durante os momentos mais difíceis; pois o Espírito Santo de Deus vai estar no controle de sua vida.
Carinhosamente,
SorayaCBarros

domingo, 22 de abril de 2018

INOCÊNCIA


Como é bom observar as crianças pequenas brincando! 
Trabalho com crianças durante mais da metade da minha vida e posso garantir que isso é bastante tempo!
Cada uma delas apresenta um jeito de ser, gostos, vocabulário, vivência; são únicas. São ágeis espertas, engraçadas. Algumas mais tímidas outras mais falantes, mas todas são encantadoras. 
A psicologia educacional classifica  suas características gerais pela faixa etária e afirma que a criança não traz hereditariamente formas prontas de conhecimento e sim que ela constrói esses conhecimento devido a sua interação com o mundo. Essa interação faz com que a criança redescubra e construa suas estruturas mentais, sendo capazes de compreender  informações cada vez mais complexas. 
Nós educadores sabemos que toda criança traz consigo quando chega  pela primeira vez a escola,  sua bagagem pessoal; do que ela já construiu, desde o dia em que nasceu.
Na nossa observação diária, 
aprendemos muito com elas.  Percebemos como interagem umas com as outras e muitos de nós professores ficamos pasmos com as atitudes e suas reações em determinados momentos.  É evidente que o instinto de defesa que é natural, faz com que a maioria deles reaja quando levam uma mordida ou empurrão do coleguinha. Mas há situações  intrigantes, quando você vê uma criança chutar a torre de blocos que o outro estava empilhando, simplesmente para  aborrecê-lo. Quando ele pega o desenho do coleguinha e rasga simplesmente pelo prazer de experimentar o outro ou a professora.  Já vi crianças se escondendo atrás de uma cortina, só para quebrar o brinquedo da outra e saiba que a mesma tinha um brinquedo igual. Já vi uma criança  furar a mão da outra com a ponta do lápis sem nenhum motivo aparente.
Talvez você esteja indignado comigo por  apontar crianças tão inocentes de atos tão significativos. Talvez você esteja me questionando sobre os motivos que os levaram a tais atitudes: problemas em casa? Algum distúrbio neurológico? Algum problema psiquiátrico? O irmãozinho que nasceu e a criança reage de forma agressiva? ? ? Tantas seriam  as causas de uma criança ter um comportamento agressivo.  Mas não! Estou falando de casos que acompanhei durante meus 34 anos trabalhando e observando crianças! Estas as quais me refiro, eram crianças de lares equilibrados,  lindas, bem cuidadas, com pais presentes e educação esmerada.  Você não acreditaria se eu contasse do que elas eram capazes.  Aliás, na maioria das vezes, os pais não gostam que o professor lhes conte o mau comportamento de seus filhos.  Eles também não acreditam.  Seus filhos são sempre INOCENTES!
O dicionário “Priberan” diz sobre a palavra inocente:
1. Qualidade ou estado de inocente.
2. Ignorância do mal; pureza; simplicidade, ingenuidade.
3. Isenção de culpa.
Vamos   falar à luz da Palavra de Deus sobre  “inocência”.

A natureza humana  tem sua descendência no primeiro casal que Deus colocou na face da terra: Adão e Eva.
É sabido pela grande maioria das pessoas, que  Deus os criou para povoarem a terra, preparou-lhes o Jardim do Éden  com todos os suprimentos necessários para sua sobrevivência e se relacionava com o casal.. Deus os criou para terem “vida  eterna”!  Nunca fomos criados inicialmente com a idéia de morte depois de alguns tantos anos de vida.
Mas lá no livro de Gênesis, capítulo 3, encontramos a história desse casal, que por transgredir pela desobediência, fadou a humanidade a ser descendente dessa semente do pecado e a se separar, se “desligar” do Criador.
Quando Adão e Eva comeram o “fruto proibido”, tiveram o conhecimento do bem e do mal, e aí a humanidade passou a fazer escolhas entre fazer o que é certo ou cometer erros. Por isso encontramos na Bíblia:
“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3.23
Nós trazemos conosco a escolha de fazer o que é mal ou não; a ter condutas desaprovadas pela sociedade, ética e moralmente falando.  O “pecado” está inserido no ser humano!  A Teologia chama de “Natureza Adâmica”.
O que quero mostrar aos queridos, é que as experimentações do ser humano ainda na tenra idade de praticar algo que é desaprovado pelo outro (esconder-se atrás da cortina para quebrar  o brinquedo, esperar a professora virar e derrubar a torre de blocos do coleguinha) faz parte dessa natureza da qual o ser humano é dotado. Sim, ele é dotado da natureza que conhece o certo e o errado e faz sua escolha muitas vezes de errar.
Mesmo a criança melhor do mundo, que obedece a todas as regras, no seu íntimo silencioso, pode odiar, desejar mal, mal dizer o outro que a desagrada e isso é da natureza do homem; por causa do “pecado original”. Pecado esse, que originou o conhecimento do bem e do mal bem como “desligou o homem de Deus”, quando foram expulsos do “Paraíso”.
O homem busca incessantemente se religar a Deus através das religiões. Existe dentro de cada um de nós essa necessidade da nossa alma, de encher-se com o Espírito Santo de Deus; assim como sentimos a necessidade de alimentar  e hidratar a nossa carne.

Cristo veio Buscar e salvar o que se havia perdido(Lc 19.10)
Nós estamos perdidos de Deus!
Nos perdemos desde o  Éden!
Mas quando o Espírito Santo de Deus nos alcança e reconhecemos Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, o Espírito Santo realiza uma transformação chamada regeneração, que  é uma mudança interior, onde é implantando em nós uma nova natureza, a de Cristo! João 3:1 a 8 e assim, somente assim nos religamos a Deus!
A Palavra de Deus nos ensina:
“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6.23
A humanidade já nasce destinada à morte eterna, por causa da  natureza pecaminosa; mas graciosamente, Deus nos dá uma nova oportunidade de nos achegarmos a Ele e recebermos graciosamente a vida eterna mas apenas por uma via:
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” Jo 14:6

Queridos, queridas, permitam a si mesmos a consciência dessas verdades que estão na Palavra de Deus.  Mude sua vida de forma radical, convertendo seu caminho  a única via que leva ao nosso Criador! Ele é glorificado quando um homem é salvo por Sua maravilhosa graça.
Escrito  com muito carinho para você!
Soraya Barros

quarta-feira, 18 de abril de 2018

humildade...HUMILDADE??

Às vezes nos falta sabedoria humana, muitas vezes sabedoria espiritual; que é decorrente da falta do conhecimento sobre Deus a quem servimos 
Tenho ouvido de pessoas queridas, amigas; pessoas boas de coração e tementes a Deus, palavras que me levaram a escrever este texto:

Eu não aceito” tal situação e por isso “eu determino” que isso ou aquilo  vai ou não vai acontecer.

Queridos, Deus é soberano e não podemos mandar Nele!  Não somos mais que pó e Ele o Deus todo poderoso criador do céu e da terra e nós só estamos escrevendo ou lendo este texto porque hoje  nos foi permitido acordar! (permitido por Ele é claro).

O que somos nós, ou quem somos nós para mudar a decisão de Deus sobre qualquer assunto?


Podemos no máximo, suplicar humildemente com o rosto no pó, que Ele possa atender este ou aquele pedido que tanto queremos; mas se esse pedido não for os planos de Deus, você pode determinar e  ousar persuadir a Deus o quanto quiser que não será feita a “sua vontade” e sim o que Deus determinou


O “Dicionário online de Português” diz que humildade é: adj. Que tem ou aparenta humildade, que se diminui voluntariamente: uma criatura humilde.
Que denota respeito, deferência.
   Deferência é: “Comportamento, ação, que demonstra respeito em relação às outras pessoas, especialmente, quando se refere à alguém mais velho.”

A palavra humildade, vem da palavra “húmus” que significa “terra fértil”.  Quando somos humildes em relação à Deus, somos terra fértil que está pronta para receber Dele a Sua vontade, seja ela qual for.



Eu não estou dizendo que a Palavra de Deus não nos garante suas bênçãos, ou que Ele não pode realizar  milagres, nem que Ele vai falhar quanto as suas promessas para sua vida.  Não entenda mal. O que estou  a esclarecer, é que somente a vontade de Deus será ralizada!  Seus projetos pelos quais você ora, só acontecerão se estiverem no coração de Deus.

“Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”
Salmos 139:16



Na ICNV de Botafogo, há muitos anos atrás, o pregador convidado pelo Bispo Robert Mc’Alister, o Pastor Malcolm Smith; citou uma ilustração muito oportuna: 

Ele explicou que em alguns  bancos há cofres para guardar objetos de valor.  Quando o dono precisa resgatar este objeto, é necessário que ele vá ao cofre com o gerente e ambos colocam cada um uma chave e precisam  “destrancar”ao mesmo tempo girando-a

Somente quando as duas chaves são verdadeiras e ao mesmo tempo sendo usadas abrem o cofre, o objeto que está nele pode ser resgatado.  Assim acontece com o que pedimos a Deus: se Ele girar a chave da bênção junto com a chave do nosso pedido, aí sim, vamos receber nossa promessa feita por ELE.



Sejamos pois humildes nesse parecer: Não somos nada e não temos que ficar repetindo essa expressão tola que muitos estão ensinando erroneamente às ovelhas do Senhor.
Confie Nele. Deus sabe o que faz na sua soberania e infinita sabedoria.



“O Senhor reina e reinará eterna e perpetuamente.” (Êxodo15:18)



Com carinho,
                                        SorayaCBarros

sábado, 14 de abril de 2018

ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

maioria dos cristãos tem conhecimento do que disse Jesus aos seus discípulos, quando próximo dos momentos finais da sua vida antes da crucificação e ressurreição: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.” João 14:16-17

COMO É ISSO DE “DEUS HABITAR EM NÓS ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO”?

Os dois textos anteriores a este, deveriam ser lidos para sua maior compreensão.  Neles eu explico que temos no interior da nossa alma, um “espírito”, que é como uma semente e que começa a crescer conforme somos chamados por Deus.  E do momento que buscamos a Deus de forma intensa, Ele que habita em nós vai tomando espaço, nos ensinando nos ajudando na nossa mudança de transgressor para alguém que teme a Deus e abomina o pecado. Então a intimidade entre nós e Deus vai aumentando, passamos a ouvir a voz de Deus através do conhecimento da Sua Palavra e a entendê-la com maior clareza.“Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito”. Jo 14.26


QUEM É O ESPÍRITO SANTO?


As Escrituras Sagradas quando se referem ao Espírito Santo, fazem-no como se refere a uma “pessoa”, usando pronome pessoal “Tu”.

Ele  não é uma “energia, vento ou força”,  Ele é o Espírito Santo de Deus, ou o próprio Deus que habita em nós para  que não estejamos órfãos,ou sozinhos até que Jesus venha arrebatar a Sua igreja.

Muitas pessoas confundem ou interpretam mal essa questão, por que em vários momentos a Bíblia usa expressões para descrever as “manifestações” do Espírito Santo:

“Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai” (Jo 3.8).Mas isto não significa que o Espírito Santo é o vento!

Em Atos 2, lemos do Espírito Santo se manifestando como fogo, “línguas como de fogo”...

João Batista também se referiu ao batismo do Espírito Santo como batismo com fogo, podemos ler em Mt 3.11: “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”O que não quer dizer que o Espírito Santo é “fogo”.  São apenas expressões usadas.

Quando se diz: “Meu irmão entrou igual um furacão procurando sua chuteira”. “Meu pai ficou furioso e agiu como uma tempestade!” Não estamos dizendo que o irmão é um furacão nem que o pai é uma tempestade.

Deus nos apresenta uma série de símbolos que representam o Espírito Santo: fogo –Hb 12:29; vento – Sl 33:6; pomba – Lc 3:22; óleo Sl 89:20; água – Jô 7:37-39.
O Espírito Santo é uma pessoa,  que faz parte da TRINDADE: “Pai, Filho e Espírito Santo” e a bíblia nos mostra isso:


·         
       Ele fica triste: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redençãoEf 4.30



·          



Ele tem ciúmes: “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. 5 Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?” Tg 4.4-5


·        Ele fala:       “Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo:     “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. At 13.2


“E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a”.At8:29                                                                                   “Enquanto Pedro ainda estava pensando na visão, o Espírito lhe disse: “Simão, três homens estão procurando por você. 20 Portanto, levante-se e desça. Não hesite em ir com eles, pois eu os enviei””. At 10.19-20

      No livro de Apocalipse  é  repetido várias vezes sobre  o Espírito Santo:     

       “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.


·         Ele pode gemer e interceder por nós: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. Rm 8.26-27

·        Ele tem vontade: “Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; 9 a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; 10 a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. 11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer”. 1Co 12.8-11


·        Ele tem mente: “E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. Rm 8.27


·        Ele ensina: “11 Pois, quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. 13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.

          1 Co 2: 11,13


Concluindo:

Fogo, água, vento...não sentem ciúmes, não falam nem ensinam.  Creia na verdade da Palavra não por versículos isolados nem interpretações humanas, mas sim num todo, num contexto de quem é e como age o Espírito Santo de Deus.

Busque-o mais e mais, crescendo e se fortalecendo com esse relacionamento do Espírito Santo de Deus que habita dentro de nós.

Com  carinho,
Soraya Barros

quarta-feira, 11 de abril de 2018

VEM PARA FORA!






 Esse relato que vou fazer é um drama muito emocionante e que aconteceu há muitos anos atrás.
Talvez ao começar a leitura você diga: eu já ouvi essa história!    Mas eu vou  garantir que ao final, você se sentirá diferente, gratificado, pois Deus quer falar com você através dela.
Na cidade de Betânia, aldeia da antiga Israel, localizada bem próximo de Jerusalém; vivia uma família muito amiga de Jesus: Lázaro, Marta e Maria. Este relato está na bíblia, no livro de João capítulo 11.
Aconteceu que Lázaro ficou muito doente e suas irmãs foram chamar Jesus para vê-lo.  Jesus, porém não demonstrou apreensão, dizendo a elas que aquela enfermidade não era para morte, mas para glória de Deus, para que seu filho fosse glorificado.
Imaginem vocês, como se sentiram as duas irmãs, que sabiam da situação delicada de Lázaro! É um verdadeiro drama, principalmente porque Jesus só se dirige à casa de seus amigos, dois dias depois mais dois dias de viagem, chegou com quatro dias até Lázaro, que morto já cheirava mal.
Ouvindo que Jesus vinha no caminho até sua casa, Marta foi encontrar-se com Ele.  Ao se aproximar de Jesus, Marta lhe disse que se Ele estivesse ali, Lázaro não teria morrido, e Jesus lhe diz que ele haveria de ressuscitar, não na ressurreição dos últimos dias, pois:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; 
quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 
e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá
Crês tu isto?”
João 11:25-26

Quando Jesus ouviu  que seu amigo tão amado estava morto, chorou. 
E então, pediu que tirassem a pedra que fechava o sepulcro e disse: “Lázaro vem para fora”. Em Lázaro levantou e andou, saindo do túmulo ainda enrolado em faixas.

É uma história muito emocionante como eu havia dito.  Imaginem a perplexidade de quem estava ali naquele momento e pode contemplar a “glória de Deus”, através do Filho.
E hoje, com essa história, na qual estão inseridas tantas lições, nós vamos focalizar alguns aspectos que farão toda diferença em nossas vidas:
Observe que Jesus tinha amizade e intimidade com aquela família, onde ele gostava de ficar hospedado:
Numa outra ocasião, que está na passagem do livro de Lucas 10:38 a42, onde Jesus é
recebido por Marta, (a mesma do relato acima), esta se envolve com os serviços domésticos.  Já Maria, sua irmã, senta-se aos pés de Jesus e ouve suas palavras.
Marta interpela Jesus, queixando-se que ela estava só nos serviços domésticos e que era justo que Maria a ajudasse então...

“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”Lucas 10:42-41




Há outra passagem importante que mostra o relacionamento de Jesus com essa família: Estando reunidos, Marta servia Lázaro que era um dos que estavam presentes e Maria então tem uma atitude inusitada:
“Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.” João 12:3

Vejam, em três episódios do relacionamento dessa família com Jesus, podemos tirar lições importantes para  nossa vida prática:

Quando Marta e Maria foram chamar Jesus para ver Lázaro que estava muito doente, Ele não largou tudo imediatamente e foi com elas até seu amigo querido.  Jesus só chegou após quatro dias, encontrando uma situação, que aos olhos humanos seria irreversível!  Precisamos aprender com esse fato, que Jesus não nos abandona mesmo na situação mais difícil, naquela onde aos olhos humanos não tem mais solução. Precisamos confiar mais, colocar nossa fé em prática, acreditando que Ele tem o controle das vidas que se colocam inteiramente aos seus pés.
E falando em estar aos seus pés, literalmente “aos seus pés” ficava Maria, que deixava tudo para ouvir a voz de Jesus, contemplava-o, adorava-o pois sabia que Ele era o messias enviado por Deus, Seu Filho que veio para nos salvar.  Marta até retrucou a atitude de Maria com o próprio Jesus e o que Ele respondeu, é a resposta para nós hoje:

 “...Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:42

A  “boa parte” é receber Jesus como único Senhor e salvador de nossas vidas, pois foi Deus quem nos preparou esse “plano de salvação”!  Jesus é o único caminho para chegarmos a Deus! (não fui eu quem disse isso, mas Jesus)

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Maria era uma adoradora!  Ela demonstra todo seu amor e devoção, também quando unge os pés de Jesus com um óleo caríssimo (dando seu melhor a Ele) e seca-lhe os pés com seus cabelos, numa demonstração de amor e submissão, deixando uma mensagem subliminar de que sem Ele não somos nada, que precisamos estar aos pés de Cristo.
Temos que deixar as tradições de lado, tirar a venda e nossos olhos, pois os que crêem em Deus, seja de qualquer religião, devem querer aprender e obedecer ao que Deus deixou escrito para nós nas Escrituras Sagradas.  Não podemos seguir o que homens criam de seu próprio idealismo, sejam eles pastores, padres, pais de santo, papas, gurus; não importa.  A verdade não está com homens, a verdade está com Deus. E se você crê em Deus, precisa crer no que Ele deixou para nós.
Vem para fora Lázaro! Venhamos todos nós para fora do sepulcro, mortos pelo desconhecimento da vontade e do plano de Deus para nossas vidas. Vem para fora da morte espiritual e receba a vida eterna que Deus garante a quem segue e obedece aos seus ensinamentos!

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16


Que bom ter você aqui!Siga-me!

Com carinho,
SorayaCBarros

@barrossory