Vida à dois não é nada fácil. Não vim aqui dar nenhuma fórmula do casamento feliz e nem conselhos pois eles não existem. O casamento do homem com a mulher é um plano de Deus, a criação da família é um projeto de Deus, mas Ele não disse que seria simples. Ele não disse que seria fácil...
E foi assim que tudo começou:
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem...homem e mulher os criou.” Gn 1:27
“Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”Gn 2:18
Leia os dois primeiros capítulos da Bíblia e você irá concordar comigo, que o Jardim do Éden, criado por Deus para a habitação de Adão e Eva, era um verdadeiro “Paraíso”! Mas a insatisfação com tudo o que lhes foi oferecido (água fresca, alimento farto, nem precisava trabalhar para sobreviver fez com que cometessem o “pecado original”. O paraíso era realmente o que chamamos de “sombra e água fresca”!
Não tinha engarrafamento, era tudo climatizado, nem tinha contas à pagar! Mesmo assim, Eva foi enganada pela serpente (satanás) e foram levados a comer o fruto da única árvore da qual eram proibidos. Isso resultou no que todos conhecem e que está no capítulo 3 do primeiro livro da Bíblia (Gênesis); o pecado da desobediência à Deus. Resultou no desentendimento com Deus sobre as recomendações que fez da não ingestão do fruto daquela árvore.

Há casais que pensam que seus casamentos terminaram na “lua de mel”. Cada um volta à sua vida normal...de solteiro. Vão aos seus trabalhos, saem com seus amigos e amigas normalmente e tem uns que esquecem até que precisam voltar para suas casas! Uns trabalham tanto para a busca desenfreada dos melhores carros e equipamentos eletrônicos, que esquecem do seu cônjuge que está em casa. Às vezes, do cônjuge que chegou primeiro em casa, quando os dois trabalham; que acaba jantando só, sentindo-se só...dormindo só... O resultado disso fatalmente será o pecado novamente. Só que dessa vez será o pecado de desobediência a Deus,que pode culminar num adultério ou numa separação.
(Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Há mulheres, que não trabalham fora, que recebem o marido com a casa desarrumada, a comida não está pronta e elas estão cheirando a suor e cebola! Nem vou comentar.
Há maridos, que ao chegarem do trabalho, recebem a esposa cheirosa, arrumadas com a comidinha quentinha e uma mesa arrumada; e aí eles deitam no sofá e dormem, dormem e depois vão para a cama e...dormem... Isso mina um relacionamento de tal forma, causando tristeza, frustração, desânimo e até separação.
Há homens e mulheres que recebem seus cônjuges com todas as questões do dia, despejando um no outro seus aborrecimentos com o trabalho, suas frustrações e problemas, descarregando no outro suas tensões. Isso não é justo e não é correto. Nenhum casamento poderá resistir a maus tratos verbais ou físicos.
Casamento é aliança. É viver um para o outro, é fazer o outro feliz e sentir-se feliz por isso. O homem precisa proporcionar à sua esposa a felicidade pelo casamento. A esposa precisa proporcionar ao seu marido a felicidade pelo casamento.

Casamento é diálogo, é acordo, é combinado, todos os dias. Quando você percebe que algo trazido pelo seu cônjuge da sua bagagem familiar anterior ao casamento é muito forte nele, entenda que ele viveu toda sua vida com aquele hábito e mudar para o “seu jeito” é difícil.
Casamento é aceitação do outro como ele é. É amar o jeito que o outro tem e um se adequar ao outro, não querendo que o outro seja você.
Casamento é confiar e dar espaço ao seu cônjuge. Fazer tudo juntos é legal, mas conheço pessoas que não deixam seus cônjuges jogarem um futebol ou sair com as amigas para compras.
Casamento é renúncia. Por amor, deixamos de fazer algo que gostamos para estar com o outro ou acompanhamos o outro num lugar em que não gostamos.
Casamento e encher-se de felicidade até à emoção se preciso for, vendo a alegria, a satisfação do outro.
"Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".Gn 2:18
“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.”Gn 2:24
Uma só carne quer dizer serem unidos e tornarem o casamento numa relação de amor, renúncia e respeito, para que suas escolhas não machuquem sua própria carne!
Deus criou o homem e a mulher para se completarem não para tornarem suas vidas um desastre por causa do egoísmo, por causa do individualismo! Casamento é número par!
“Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos são pombas. 16Como você é belo, meu amado! Ah, como é encantador! Verdejante é o nosso leito.” Cantares 1:15 e 16
“Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens. 3Como uma macieira entre as árvores da floresta é o meu amado entre os jovens. Tenho prazer em sentar-me à sua sombra; o seu fruto é doce ao meu paladar.”Cantares 2:2e3
O seu amor é o melhor! Cuide bem do seu amor!
Carinhosamente,
Soraya Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário